O comércio varejista adquiriu 38 mil toneladas de chocolates para a produção de diversos produtos para a Páscoa de 2023, o que representa um aumento de 3 toneladas em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).
De acordo com a pesquisa da CDL Manaus, estima-se que o período festivo movimente cerca de R$ 61 milhões no comércio de Manaus, com um ticket médio de aproximadamente R$ 160,00. O levantamento revelou que 77% dos entrevistados pretendem realizar compras nesta época, sendo que os principais fatores que influenciam a compra são o gosto por chocolates (56%), seguido da tradição (16%).
O gosto de presentear ficou em terceiro lugar com 13%, enquanto 11% consideram o gesto importante. Os outros 4% dos entrevistados possuem outros motivos para comprar nessa época.
Ralph Assayag, presidente da CDL Manaus, destacou que as lojas já estão se preparando para atender à demanda dos clientes, e a expectativa é de bons resultados para o comércio.
“Grandes empresas do setor, como Nestlé, Bauducco e Rochedo, estarão com vendedores extras nas lojas, e é possível que ocorram contratações para divulgação de produtos. A expectativa é de que cerca de 250 a 300 pessoas sejam contratadas para atender à demanda nesta época do ano”, finalizou.
De acordo com o levantamento, os ovos de chocolate ainda são os mais procurados (64%); seguidos pelas caixas de bombons (51%). As buscas por barras de chocolate e ovos caseiros estão mais aproximadas, com 28% e 23%, respectivamente; 9% dos pesquisados mencionaram preferir a Colomba Pascal e 4% preferem comprar outros produtos.
Ao perguntar quem merece presentes na época, os pesquisados apontaram primeiro os filhos (43%); seguido pelos pais e mães, com 40%. O cônjuge foi escolhido por 38% dos entrevistados, enquanto 30% pretendem presentear sobrinhos.
Namorados e/ou irmãos foram escolhidos por 21%, enquanto amigos foram escolhidos por 11%. Netos e/ou colegas de trabalho foram a escolha de 9% dos participantes, enquanto avós e/ou afilhados foram escolhidos por 6%. Por fim, 8% dos entrevistados pretendem presentear outras pessoas.
Comprar em supermercados é a opção de 34% dos entrevistados, enquanto 30% preferem ir ao shopping center. Uma parcela de 19% prefere fazer compras em confeitarias ou com autônomos, 6% preferem o comércio de bairro, o comércio do centro e as lojas virtuais ou pela internet são a escolha de 4%. Os outros 3% escolhem outras opções não mencionadas.
A pesquisa também identificou os principais fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores entrevistados. Dos participantes, 77% consideram que a qualidade do produto é um fator determinante. Além disso, 66% afirmaram que promoções e descontos são decisivos, enquanto 47% valorizam a diversidade de produtos oferecidos.
Outros fatores também foram apontados como importantes, como o atendimento ao cliente, mencionado por 38% dos participantes, seguido da facilidade de acesso aos produtos (30%), facilidade de pagamento (28%), frete grátis (21%) e comodidade (19%). Por fim, 4% dos consumidores indicaram que possuem outros motivos que influenciam em sua decisão de compra.
Ao serem questionados sobre o valor que pretendem gastar, os entrevistados apresentaram as seguintes respostas: 36% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200; 30% planejam desembolsar entre R$ 51 e R$ 100; 21% estimam gastar até R$ 50; 6% têm intenção de gastar entre R$ 201 e R$ 400; 4% pretendem gastar acima de R$ 400 e 3% ainda não decidiram o valor que pretendem gastar.
Sobre a forma de pagamento, 43% dos clientes optam pelo cartão de débito; 40% preferem cartão da loja/crediário próprio e/ou dinheiro, enquanto 34% preferem o cartão de crédito parcelado. O uso do pix como forma de pagamento tem ganhado popularidade, sendo escolhido por 25% dos clientes. Já o cartão de crédito à vista é a escolha de apenas 17% dos clientes, enquanto 9% ainda não decidiram como irão realizar o pagamento.
Os entrevistados foram questionados sobre seus planos para comemorar a Páscoa, e a maioria expressou que passará a data em casa – um total de 68%. Outros 13% disseram que celebrarão com seus parentes, enquanto 9% optaram pela casa dos pais. Apenas 2% têm planos de viajar, enquanto outros 2% escolheram opções diversas e 6% ainda não se decidiram.
O levantamento foi conduzido por meio de uma combinação de Google Forms, aplicativos de mensagens e entrevistas pessoais durante o período de 6 a 10 de março. O universo da pesquisa envolveu 2.118 questionários aplicados a homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na zona urbana de Manaus.