O preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos mais procurados por quem deseja destacar o contorno dos lábios, aumentar seu volume ou projetá-los para fora. Conforme explica a dermatologista Patrícia Farah, do Departamento Estética Avançada Sadalla Amin Ghanem: "Assim como nos demais preenchimentos faciais, o preenchimento labial consiste no uso do ácido hialurônico, uma substância que é aplicada nos lábios com o auxílio de uma agulha ou microcânulas".
Para cada região da face e determinado objetivo existem algumas opções adequadas de ácido hialurônico.
Antes de ser realizado o procedimento, é feita uma análise em consultório com o médico especialista. É importante tirar todas as dúvidas e informar ao profissional a respeito de alguma doença,condição de saúde e até medicações utilizadas.
Para esclarecer, confira as principais dúvidas que surgem antes de realizar o tratamento.
O que é o ácido hialurônico?
Dra. Patrícia explica que o ácido hialurônico é uma substância que tem como principal função promover desde uma hidratação profunda da pele, volumização, melhora do contorno facial, melhora de assimetrias faciais presentes na maioria das pessoas e também promover a sustentação da pele. Tendo em vista que com o envelhecimento cutâneo, perdemos não apenas a gordura subcutânea como a estrutura óssea facial também se reduz.
Os preenchimentos faciais feitos com essa substância podem ser feitos através de diferentes técnicas, o que irá variar conforme as áreas preenchidas, pois assim o procedimento é realizado com maior segurança.
Quais os benefícios do preenchimento labial?
Além de auxiliar na autoestima, o preenchimento labial também melhora o contorno labial, realça o filtro labial para causar um aspecto mais jovem, aumenta a hidratação e previne o envelhecimento labial, podendo melhorar inclusive o “código de barras” que algumas pessoas pode apresentar.
Quando os resultados aparecem?
"No geral, os resultados do procedimento costumam aparecer após 15 dias, que é o período no qual o inchaço costuma desaparecer", pontua. A dermatologista ressalta que também podem surgir algumas manchas roxas pós procedimento, no entanto, dentro de 7 a 15 dias elas vão esmaecendo.
Após a primeira sessão, o recomendado é aguardar no mínimo 15 dias para retornar ao consultório", explica.
Quanto tempo dura o preenchimento labial?
Os resultados do preenchimento labial realizado com ácido hialurônico costumam durar em média de 12 a 18 meses.
Há contraindicações?
Dra. Patrícia explica que em alguns casos, a aplicação do preenchimento labial não é indicado como em gestantes ou lactantes, portadores de doenças autoimunes, pessoas com alergia aos componentes utilizados e pacientes oncológicos.
O preenchimento facial é seguro?
"O ácido hialurônico é uma substância que já está naturalmente presente no nosso organismo, portanto, ela não oferece risco de rejeição", detalha a médica. Lembre-se de escolher com atenção e cuidado o profissional ou o local onde será realizado o procedimento.
Cuidados após o procedimento
incluem utilizar filtro solar, evitar fazer massagens no local da aplicação, fazer compressas de gelo e evitar o sol nos primeiros dias.
Preenchimento labial e botox são a mesma coisa?
Muitas pessoas costumam pensar que o preenchimento labial e o botox são a mesma coisa, porém a médica explica que eles apresentam diferenças.
"O botox consiste na aplicação de toxina botulínica, que tem como ação diminuir a ação dos músculos na região e evitar a formação de rugas e linhas de expressão. Já o preenchimento labial, consiste no uso do ácido hialurônico, que hidrata e estimula o colágeno, repondo volume em determinadas áreas da face e prevenindo os sinais da idade", explica.
A dermatologista finaliza destacando que para realizar procedimentos estéticos é indicado procurar um profissional experiente, que utilize produtos de confiança para a realização dos procedimentos estéticos para evitar resultados inesperados e o cuidado com a saúde.