Como lidar com a queda de cabelo na menopausa, de acordo com um especialista

Como lidar com a queda de cabelo

SALA DA NOTÍCIA SAMARA MIRANDA DE PAIVA
24/02/2023 17h45 - Atualizado em 25/02/2023 às 00h00

Confira dicas e tratamentos para amenizar a perda capilar durante o período da menopausa


Durante a perimenopausa, sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia e pele seca podem ocorrer, além de outro problema comum que afeta 40% das mulheres: perda de cabelo. Isso é causado pela mudança dos níveis hormonais, especificamente um declínio no estrogênio e na progesterona, que são conhecidos por ajudar a promover um couro cabeludo saudável e um forte crescimento do cabelo.


À medida que esses hormônios se esgotam, o corpo aumenta a produção de hormônios masculinos, como os andrógenos, que podem diminuir o tamanho dos folículos pilosos.

Helen Reavey, fundadora da marca de cuidados do couro cabeludo Act + Acre, explica que um aumento na testosterona no corpo se liga aos receptores de andrógenos e produz DHT (diidrotestosterona), que pode fazer com que os folículos pilosos encolham, encurtando assim o ciclo típico de cinco anos do cabelo para um período de um ano, mês ou mesmo semana, resultando em queda de cabelo frequente.

As mulheres podem experimentar perda de cabelo em graus variados; para alguns, pode ser uma quantidade significativa, enquanto que para outros o cabelo pode ser mais fraco e mais quebradiço.

De acordo com Reavey, a perda de cabelo na menopausa não afeta as têmporas, em vez disso, geralmente é encontrada no centro do couro cabeludo, tornando o couro cabeludo visível através do cabelo. Além disso, este tipo de perda de cabelo é geralmente genética e transmitida do lado da mãe.

Adaptar-se à menopausa já pode ser um desafio, e quando a perda de cabelo ocorre, o custo emocional pode ser imenso. De acordo com Reavey, lavar o cabelo diariamente é um passo importante para ajudar a reduzir a produção de DHT, um hormônio que muitas vezes está ligado ao excesso de sebo. “A maioria das pessoas pensa em fazer o oposto, mas limpar o excesso regularmente é fundamental”, enfatiza Reavey.

Ele recomenda tratar a perda de cabelo relacionada ao DHT topicamente com Serenoa repens, um extrato de baga natural, ou minoxidil, um medicamento que deve ser prescrito por um médico. No entanto, ele adverte contra o uso de minoxidil porque contém álcool, que pode irritar e inflamar o folículo piloso.

Para reduzir a inflamação, ele sugere incorporar tratamentos de couro cabeludo em sua rotina. Além disso, Reavey recomenda terapia de luz vermelha e microagulhamento ao lado de soros de fator de crescimento para ajudar a estimular o crescimento do cabelo durante a menopausa.

Embora a perda de cabelo devido à menopausa não possa ser resolvida imediatamente, ela pode ser melhorada. Se você está lutando ou incerto sobre seus próprios sintomas, é recomendável que você fale com um tricologista para obter conselhos adicionais.
FONTE: https://vogue.globo.com/
Notícias Relacionadas »