CARNAVAL/ RJ PORTO DA PEDRA HOMENAGEIA A AMAZÔNIA E EMBAIXADA ENCONTRO DOS POVOS COORDENA PARTICIPAÇÃO INDÍGENA
O Carnaval também é lugar de ocupação e jamais podemos ter uma manifestação cultural sem o protagonismo indígena", afirma Juma, que é idealizadora do projeto.
SALA DA NOTÍCIA Mídia
15/02/2023 01h09 - Atualizado em 16/02/2023 às 00h00
A Porto da Pedra, escola de São Gonçalo, na cidade da Região Metropolitana do Rio, levará para a Marquês de Sapucaí o enredo: “A Invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne”, que foi desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e do enredista Diego Araújo.
A agremiação, que faz o alerta sobre a importância da sustentabilidade, realizará o primeiro desfile neutro em emissão de gás carbônico, sendo histórico na Sapucaí.
O Tigre traz essa mensagem sobre a preservação da natureza, alertando sobre a nossa Amazônia, que enfrenta há anos o desmatamento e o alto número das queimadas, assim como também os outros biomas brasileiros como Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
A Porto da Pedra fortalece a luta dos povos indígenas com a presença de Gleycielli Nonato Guato-Pantanal MS, ativista social e cultural, natural de Coxim, Mato Grosso do Sul. A originária é escritora, comunicadora, produtora cultural, cantora, atriz e princesa pantaneira.
"Falar da região Norte Amazônia é destacar a luta pela vida dos povos indígenas, que são os guardiões das florestas. A partir daí entra em ação o ativismo da Embaixada Encontro dos Povos, que coordena a participação das liderança indígenas no Carnaval do Rio.
O Carnaval também é lugar de ocupação e jamais podemos ter uma manifestação cultural sem o protagonismo indígena", afirma Juma, que é idealizadora do projeto.
Mais informações: (11) 9 7849-4816.