Você costuma realizar pagamentos por aproximação com o cartão de crédito? Se sim, é bom redobrar a atenção na hora de realizar as transações, pois a empresa de cibersegurança Kaspersky anunciou que descobriu novas variantes do vírus brasileiro Prilex, capazes de bloquear pagamentos por aproximação e possibilitar golpes do cartão de crédito.
A intenção com o bloqueio é forçar você a realizar o pagamento pelo meio tradicional, com a inserção do cartão e digitação da senha na maquininha, quando a fraude acontece de fato. Portanto, o bloqueio funciona apenas como uma armadilha e os seus dados ainda estão seguros naquele momento, ficando expostos apenas se a compra for continuada e a senha digitada na máquina de cartão.
Na prática, ao tentar realizar um pagamento por aproximação, seja com o cartão, através de carteiras digitais no smartphone ou outros meios, você vai perceber a seguinte mensagem no visor da máquina: “Erro aproximação. Insira o cartão”. A dica, então, caso não queira desistir da compra, é tentar repetir o pagamento em outra máquina ou pagar com dinheiro ou via PIX.
A tática da mensagem de erro é a mesma utilizada em versões anteriores do Prilex, voltadas para pagamentos pelo modo tradicional, com as quais os golpistas costumam ter mais sucesso, já que erros em pagamentos com a inserção do cartão são mais comuns e clientes e lojistas não costumam perceber a ameaça.
A possibilidade de bloqueio dos pagamentos por aproximação, entretanto, não foi a única novidade percebida pela Kaspersky nas novas variantes do Prilex. De acordo com a empresa, os golpistas agora conseguem criar regras para seleção das potenciais vítimas, podendo bloquear apenas cartões Black e Infinite, por exemplo. O objetivo, obviamente, é priorizar os golpes em cartões com limites de crédito mais elevados.