Enquanto as aulas não voltam e o trabalho não chama, equilibrar o lazer e o aprimoramento pessoal pode ser uma boa maneira de começar melhor o ano. O período de férias é uma oportunidade única para manter ativo o aprendizado de algumas habilidades, entre elas idiomas estrangeiros, como o inglês. De acordo com o gerente de conteúdo do PES English, Luiz Fernando Schibelbain, “estudar nesse momento é uma boa ideia porque permite aprender com aquilo de que se gosta, sem a necessidade de manter uma rotina tão rígida. A melhor estratégia para isso é aprender um pouco todos os dias”. O especialista separou uma série de dicas para ajudar nessa empreitada.
Busque um dicionário inglês/inglês, seja físico ou na internet, e use-o para procurar palavras. Ler as definições em inglês realmente contribui para fortalecer o repertório.
Aprenda uma nova palavra ou expressão todos os dias e tente usá-la em uma frase. “Se quiser tornar seu aprendizado ainda mais completo, procure aprender a maior quantidade possível de palavras que puder de determinado conjunto lexical, ou seja, palavras associadas a algo”, detalha Schibelbain. Você pode, por exemplo, buscar todo o vocabulário existente relativo a computador (mouse, teclado, monitor, impressora, etc.), esportes, hobbies, animais de estimação, partes da casa, entre outros.
A linguagem mais simples, usada em boa parte dos desenhos animados e livros infantis, facilita a aquisição de palavras e expressões idiomáticas. Por isso, assista a desenhos animados e leia livros infantis. Além da linguagem simplificada, as imagens também ajudam a tornar o aprendizado mais fácil.
Escolha um hobby pessoal e procure por informações sobre ele em inglês. “Associar o que se está aprendendo a algo que já é fonte de diversão e/ou prazer é uma forma de tornar o estudo mais interessante”, explica o especialista.
Conversar com quem já fala inglês, seja qual for o assunto, é sempre uma boa maneira de praticar o que se sabe.
Ao fazer qualquer busca na internet, tente optar pela versão do conteúdo em inglês para ver como se sai.
Televisão, celular e outros aparelhos eletrônicos podem ser configurados para o inglês. E, como os comandos são fixos, internalizá-los se torna um processo mais rápido.
Encontre jogos em inglês. Schibelbain afirma que essa é uma ótima estratégia para se manter motivado. “Movimento, audição, leitura e um contexto estabelecidos são tudo o que nosso cérebro quer para um aprendizado mais completo.”
Combine com amigos e familiares que falam inglês para que, uma vez por semana, vocês se comuniquem por escrito em inglês, por meio de mensagens escritas. Além disso, com uma meta modesta já é possível melhorar a compreensão do idioma escrito. Escolha um bom livro em inglês para ler durante as férias, mesmo que sejam apenas cinco ou dez páginas por dia. Outra ideia é ler artigos em inglês em jornais como The Guardian, Daily Mail, Telegraph, entre outros. Para ir além, escreva e poste um comentário na "seção de comentários", que geralmente aparece ao final do artigo. Procure, também, ler os comentários de outras pessoas. Às vezes, eles são mais interessantes do que o artigo em si.
Escolha uma música em inglês e busque a letra dessa música na internet. Depois de aprender essa letra, cante junto com a música. O ritmo e as contrações das palavras ajudam a destravar a oralidade.
No dia a dia, procure sempre descrever em inglês o que está acontecendo, por exemplo: “estou enviando uma mensagem” ou “estou indo ao mercado”.
Leia um texto em português e, em seguida, use o Google Tradutor para traduzi-lo para o inglês. Como você já leu o mesmo texto em português, será mais fácil entendê-lo em inglês. Aproveite para checar se há algo traduzido de forma estranha.
Filmes e séries que você já viu em português podem ser reprisados em inglês, com legendas em português. Durante a experiência, aperte o pause e reproduza alguns diálogos.
É possível aprender mesmo relaxando. “Se você quiser relaxar, basta deitar-se no sofá e ouvir um podcast em inglês ou assistir a um vídeo no YouTube. A linguagem mergulhará em seu cérebro e você aprenderá sem fazer esforço”, sugere Schibelbain.
Assista a uma cena de filme em inglês com as legendas desligadas. Pense no que foi dito. Reassista com as legendas e perceba o quanto compreendeu.