12/01/2023 às 17h45min - Atualizada em 15/01/2023 às 00h00min

FICO recebe prêmio de aplicação de machine learning com foco na detecção fraudes

Credit & Collections Technology Awards reconheceu a solução inovadora da FICO para prevenir golpes

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Scott Zoldi, Chief Analytics Office da FICO - Divulgação
A FICO, líder em análise e tecnologia de plataforma de inteligência aplicada, ganhou o prêmio Credit & Collections Technology Awards. A premiação destacou a solução FICO® Falcon® Fraud Manager, que possui um modelo avançado de detecção de fraude e proteção de pagamentos fraudulentos.

Com o aumento de aplicativos para pagamentos via celular, os novos padrões bancários e o comportamento do consumidor – impactado pela pandemia –, as tentativas de fraude via APP (Authorized Push Payment) cresceram em um ritmo alarmante.

Com frequência vimos no Brasil amigos e familiares recebendo contato de golpistas se passando por perfis fakes de pessoas conhecidas e induzindo o envio de quantias financeiras para contas controladas pelos fraudadores. 1 em cada 4 brasileiros já sofreu algum tipo de perda financeira, segundo estudo da PSafe. Esse tipo de crime é também muito comum em outros países, como o Reino Unido, por exemplo, que, em 2021, vivenciou um aumento de cerca de 30% nesse modelo de golpe em relação ao ano anterior. Nos Estados Unidos, cerca de 18 milhões de americanos se envolveram em fraudes de pessoa para pessoa (P2P).

“Golpes envolvendo fraudes financeiras deste tipo são difíceis de detectar pois é um pagamento autorizado pelo cliente. Então, a identificação é mais complexa, no sentido de que apenas os indicadores tradicionais de fraude de terceiros não são suficientes”, explica Scott Zoldi, CAO da FICO, que complementa, “utilizando técnicas de aprendizagem de máquinas proprietárias, desenvolvemos características únicas e algoritmos especializados para identificar este comportamento e a probabilidade de um esquema em tempo real”, completa.

O modelo foi testado e no FICO® Falcon® Intelligence Network, uma rede global de dados de pagamento com mais de 9.000 instituições contribuintes, e pontua as transações de pagamento pela probabilidade de que sejam fraudes autorizadas via push de pagamento.


Uma das principais armas analíticas do Falcon está relacionada à identificação de um comportamento já mapeado que é usado para ajudar a determinar a anormalidade. "Ao monitorar os atributos-chave do histórico de pagamento de um indivíduo, a questão comportamental é aprendida como ‘comportamentos frequentes e repetidos dos clientes’ (ou seja, os "favoritos"). Acertos e erros nesses favoritos permitem que o modelo Falcon Fraud Manager decida entre fraude ou comportamento normal”, ressalta Zoldi.

O novo Scam Detection Score detecta 50% mais transações fraudulentas a uma taxa de revisão de transação de 0,5%. Quando um cliente está usando um dispositivo ou computador favorito, a tecnologia identifica 24x mais transações fraudulentas do que um modelo padrão de detecção de fraude.

O FICO Falcon Fraud Manager é a solução líder em fraude de pagamentos e protege mais de 2,6 bilhões de contas em todo o mundo. Em julho, a FICO foi nomeada a Melhor Fornecedora de Tecnologia para Análise de Dados no Credit Awards 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.