A rede de saúde da empresa Dasa notificou, nesta quinta feira, o primeiro caso da subvariante Omicron XBB no país. O caso foi identificado em um paciente de 54 anos, morador de Indaiatuba, interior de São Paulo, próximo a Campinas. A amostra foi coletada em novembro do ano passado.
Segundo informações da OMS, a subvariante XBB é da linhagem da Omicron. É considerada como uma das variantes mais transmissíveis dentre todas as que estão circulando no mundo e já foi detectada em pelo menos 29 países
A epidemiologista chefe da OMS, Maria Van Kerkhove, informou que a XBB se tornou a variante dominante rapidamente em vários países e na região nordeste dos Estados Unidos. Por isso, há preocupação que ela gere novas ondas de infecção em diversas partes do mundo. Mas acrescentou ter confiança que isso não se traduza em mais mortes e internações. Segundo ela, as vacinas têm funcionado e nas análises preliminares não há indicação que a variante XBB cause sintomas mais severos.
Por isso, é bom lembrar que as medidas de prevenção contra a covid não devem ser esquecidas. É importante usar máscaras em ambientes fechados e manter a carteira de vacinação atualizada.