31/12/2022 às 16h00min - Atualizada em 01/01/2023 às 00h00min

Violência no Amazonas: relembre crimes de grande repercussão em 2022

Crimes como o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari, a morte da servidora do TRT Silvanilde Ferreira Veiga, chocaram a população amazonense.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/31/violencia-no-amazonas-relembre-crimes-de-grande-repercussao-em-2022.ghtml

Crimes como o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari, a morte da servidora do TRT Silvanilde Ferreira Veiga, chocaram a população amazonense. Em 2022, o Amazonas teve crimes de grande repercussão entre a população como o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari; a morte da servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Silvanilde Ferreira Veiga e três vítimas que morreram após ataque em uma lotérica de Manaus.
O g1 selecionou os principais casos que aconteceram durante o ano. Confira abaixo:
Viatura da Polícia Civil fuzilada
Dez suspeitos de envolvimento em ataque a viatura da Polícia Civil são presos em Manaus
Já no comecinho do ano, no dia 6, um caso de violência causou perplexidade. Uma viatura da Polícia Civil que transportava suspeitos de integrarem uma organização criminosa foi fuzilada em frente ao Fórum Henoch Reis, Zona Centro-Sul de Manaus.
O ataque deixou dois suspeitos mortos, dois policiais baleados. Posteriormente, 10 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no caso.
Helicópteros do IBAMA incendiados
PF prende suspeitos de atear fogo a helicópteros do Ibama em Manaus
Em janeiro, dois helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) , que estavam estacionados no Aeroclube de Manaus, foram incendiados. Suspeitos de cometerem o crime foram flagrados em câmeras de segurança com galões de gasolina.
O superintendente da Polícia Federal do Amazonas, Leandro Almada, afirmou que o atentado contra o Ibama foi motivado por vingança.
A Polícia Federal prendeu seis pessoas envolvidas no crime. O empresário Aparecido Naves Júnior foi identificado como mandante do crime, de acordo com a Polícia Federal.
Caso Silvanilde
Caso Silvanilde: câmeras de segurança registram chegada do porteiro no dia do crime
O assassinato da de servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Silvanilde Ferreira Veiga, de 58 anos, causou forte repercussão. Ela foi encontrada morta, no dia 21, dentro do apartamento onde morava, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
Após as investigações, um vigilante que trabalhava no condomínio no dia do crime foi preso e confessou ter matado a servidora.
Caso Bruno e Dom
Comissão conclui que mortes de Bruno e Dom foram causadas por negligência do governo
Tendo o desmantelamento da política ambiental do Brasil como pano de fundo, o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no dia 8, dava início a uma sequência de acontecimentos que causaria grande repercussão internacional.
Durante as buscas, os restos mortais dos dois foram encontrados em uma região próxima à Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.
De acordo com as autoridades, eles foram mortos por combaterem a pesca ilegal na região. Desde então, três pessoas foram presas por envolvimento direto com o crime.
Incêndio em lotérica
Mulher de 42 anos é sobrevivente de incêndio na lotérica, no Centro de Manaus
Um venezuelano de 60 anos incendiou uma lotérica que fica dentro do Mercado Adolpho Lisboa, Centro de Manaus, e causou a morte de três pessoas.
Segundo as investigações, ele teria ateado fogo no local após não conseguir efetuar um procedimento bancário. Uma quarta vítima sobreviveu ao ataque.
Funcionário de faculdade tem surto psicótico e corta pescoço de colega de trabalho
Os funcionários teriam um relacionamento amoroso. Durante a reunião, o homem desferiu o golpe no pescoço da colega de trabalho.
Reprodução/Rede Amazônica
Uma funcionária de uma instituição de ensino, na Zona Centro-Sul de Manaus, foi atacada com um golpe de faca no pescoço por um colega de trabalho. Segundo a Polícia Militar, o homem teria tido um surto psicótico durante uma reunião de trabalho. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o coordenador de marketing da instituição, Igor Menezes, os dois funcionários teriam um relacionamento amoroso.
De acordo com o Capitão do Comando de Policiamento da Área da Zona Sul (CPA-Sul), Miqueias, durante um surto psicótico, o funcionário desferiu um golpe de faca no pescoço da colega. Após o crime, ele teria ameaçado se jogar de uma janela da instituição.
Suspeito de agredir mulheres em Manaus é preso
Homem é suspeito de agredir mulheres; pelo menos oito vítimas relataram agressões
Kzam Matos Martins, de 30 anos, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O homem, que teve a prisão preventiva decretada no dia 16 de setembro, é suspeito de agredir fisicamente oito mulheres e tem mais de 20 denúncias de violência psicológica contra ele.
O caso, que está sendo conduzido pelo 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), veio à tona após uma das vítimas procurar a polícia para denunciar o homem. Kzam é investigado por oito agressões físicas.
"A partir do momento em que a mulher diz não, ele ameaça e agride as vítimas. Em um dos casos recentes, a vítima estava desacordada e foi jogada do carro no Parque 10 [bairro na Zona Centro-Sul de Manaus", explicou o delegado Torquato Mozer, após receber as primeiras denúncias.
À Rede Amazônica, uma das vítimas contou que só criou coragem para denunciar o homem quando viu outras vítimas procurarem a polícia.
Policiais Militares presos suspeitos de chacina
Doze policiais militares são presos suspeitos de envolvimento em chacina em Manaus
Doze policiais militares foram presos suspeitos de envolvimento na chacina que deixou quatro mortos no Amazonas, em dezembro.
Os corpos das vítimas - dois homens e duas mulheres - foram encontrados dentro de um carro, na manhã de quarta-feira (21), na rodovia AM-010, no Amazonas.
Segundo a polícia, o carro com os corpos estava na região do ramal Asa Branca, na altura do quilômetro 32. A rodovia estadual liga a capital Manaus às cidades de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
Além de terem sido baleadas, as vítimas estavam com diversos sinais de agressão pelo corpo. Imagens que circularam em redes sociais mostraram policiais abordando as vítimas na noite anterior.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/31/violencia-no-amazonas-relembre-crimes-de-grande-repercussao-em-2022.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.