28/11/2022 às 15h21min - Atualizada em 29/11/2022 às 00h00min

Copa do Mundo: mercado de Construção Civil se prepara para impacto durante os jogos

Pesquisa realizada pela Juntos Somos Mais revela cenário nas vendas durante período de jogos. Para profissionais do setor, cerca de 40% avaliam que volume de serviços será impactado

SALA DA NOTÍCIA Tayla Alves
Divulgação

Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, e criadora do maior ecossistema de construção civil do país, acaba de divulgar uma pesquisa feita com proprietários de lojas de materiais de construção e profissionais de obra. O conteúdo destaca os impactos que a Copa do Mundo podem trazer ao setor da construção civil. 

A pesquisa contou com a participação de 70 proprietários de lojas e 171 profissionais de obra de todas as regiões do Brasil. As perguntas foram referentes ao impacto na rotina de trabalho e o planejamento das ações para o calendário durante os jogos. 

Quando perguntados se os eventos da Copa poderão causar algum tipo de impacto no faturamento da loja, 47,14% responderam que não esperam ver diferença, 41,43% avaliam que, possivelmente, o volume de serviços poderá ser impactado negativamente e 11,43% dos proprietários de lojas de material de construção, esperam uma repercussão positiva. “Os proprietários se dividem entre quem acredita que o calendário extenso da Copa impacta negativamente os negócios durante o período dos jogos, devido às constantes pausas de expediente, e aqueles que não preveem impactos diretos aos negócios”, explica Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence na Juntos Somos Mais. 

Já entre os profissionais de obras, 23,98% anseiam que o volume de serviços seja impactado positivamente. Apenas 19,30% acreditam que o trabalho será afetado negativamente e, assim como os proprietários de lojas, a maioria dos profissionais de obras, 56,73%, avaliam que a Copa do Mundo não impactará o volume de serviço. 

Sobre a dinâmica com equipe, a pesquisa também quis entender como está sendo feito o planejamento para a Copa.  57,14% dos proprietários de lojas pretendem assistir aos jogos com os funcionários, seja na loja ou fechando nos horários dos jogos da seleção brasileira. Apenas 42,86% ainda não tinham pensado no assunto. Entre os profissionais de obras, 27,49% pretendem parar os serviços durante os jogos, 32,16% visam não parar e 40,35% não se planejaram.

Mesmo com um cenário incerto diante os jogos da Copa do Mundo, podemos entender que será apenas uma fase. “É comum que em momentos como esse haja alguma volatilidade  no varejo, assim como acontece em outros setores. De forma geral, podemos assumir que os impactos, se houverem, serão limitados e não devem afetar muito nem lojistas nem profissionais de obra”, finaliza Ormenesse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.