21/11/2022 às 15h14min - Atualizada em 22/11/2022 às 00h08min

Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia 2022 inova e exalta formação médica em prol da melhor assistência à mulher

Evento organizado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) bateu recorde de público na volta ao formato presencial

Foto Divulgação
 

O 60º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO), promovido pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 16 a 19 de novembro, levantou diversas discussões sobre atenção à saúde da mulher. 

 

Entre os destaques estiveram de relevância temas como primeira menstruação, acompanhamento de cada fase da vida da mulher, que demanda consultas e procedimentos que podem diagnosticar problemas inicialmente assintomáticos ou despercebidos nos exames clínicos.  

 

“Foram quatro dias intensos de aprendizado e reencontro de colegas para voltar a discutir, presencialmente, questões atuais e corriqueiras da vida de ginecologistas e obstetras”, exaltou o presidente da FEBRASGO, Dr. Agnaldo Lopes. “Buscamos inovar em nossas atividades para nos comunicarmos cada vez mais com um público maior, incluir os jovens especialistas e melhorar nosso diálogo com todas as mulheres, de todos os lugares do Brasil”, celebrou ao ressaltar duas novidades apresentadas no CBGO 2022, como o lançamento do videocast da FEBRASGO e o espaço para atividades Hands On – esta última, nas palavras do presidente, foi um spoiler de um Centro de Treinamento que a Federação anunciará em 2023.

 

A grade científica debateu importantes temas fundamentais para saúde da mulher como  ginecologia endócrina, climatério, sexologia, assistência ao pré-natal, gestação de alto risco, assistência ao parto, medicina fetal, urologia e cirurgia vaginal, doenças oncológicas, vacinas, trato genital inferior, anticoncepção, defesa e valorização profissional. 

 

Neste ano em formato presencial, o congresso expôs além de sua programação científica tradicional, o Fórum de Defesa Profissional, Cursos Hands On, Videocast Edição Especial, temas crescentes relacionados à não-violência contra a mulher, pacientes LGBTQIA+, saúde mental e outros temas com objetivo de qualificar a assistência à saúde e bem-estar da mulher brasileira. 

 

Um dos destaques da programação foram os workshops de Hands On - que permitem simulação de procedimentos em bonecos, com o aprendizado de emergência obstétricas, parto vaginal, hemorragia pós-parto, ultrassonografia de primeiro e segundo trimestre. 

 

O evento reuniu aproximadamente 4000 congressistas, entre ginecologistas e obstetras, e médicos e residentes de especialidades afins e profissionais de outras áreas da saúde, dos vinte e sete estados do país, e contou com 74% da participação feminina e 50 empresas parceiras.

 

Trabalhos científicos

 

Parte importante de todo evento de especialidades médicas, o CBGO 2022 recebeu a inscrição de 900 trabalhos científicos o que, segundo Lopes, demonstrou a capacidade brasileira instalada para estudos, pesquisas, relatos de casos em ginecologia e obstetrícia. Do total, 631 trabalhos foram aprovados e 14 foram escolhidos pela comissão científica, capitaneada pelo Diretor Científico da Febrasgo, César Fernandes, que também é presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), para premiação


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.