Cantor, compositor e performer, Joel Carlo é um artista de mão cheia. Voltado para o sertanejo, Joel tem uma veia forte dentro do sertanejo tradicional, romântico e as famosas baladas sertanejas, que, embora a letra seja doída, não dispensam uma boa festa.
‘‘Roma’’ foi o primeiro sucesso do sertanejo a figurar no Top 3 nas rádios do país, segundo o levantamento da Crowley, chegando a ficar em primeiro lugar da lista. A música fez e faz tanto barulho, que chegou a ser apresentada nos palcos dos programas da Eliana no SBT e do Rodrigo Faro, a Hora do Faro na Record TV.
Já no Spotify, Joel alcançou a popularidade de 45, chegando a entrar em playlists de peso da plataforma com cada lançamento.
Em 2022, começou a lançar o DVD ‘‘Buteco a Luz de Velas’’, um projeto recheado com releituras de clássicos da cena e músicas inéditas, que está movimentando milhões de visualizações nas plataformas digitais.
O projeto tornou-se tão popular, que mal saiu o primeiro carro-chefe, o single ‘‘Buteco a Luz de Velas’’, que entrou em diversas playlists de curadoria e hoje soma mais de dois milhões de plays nas plataformas digitais.
É sucesso que fala, não é?
Até o momento foram lançadas 18 das 24 faixas que compõem o projeto. Entre elas temos releituras, como ‘‘Tentei de Esquecer’’ do Matogrossso & Mathias, ‘‘Convite de Casamento’’ de Gian & Giovani, ‘‘Eu Juro’’ da dupla Leandro & Leonardo e músicas originais, como ‘‘Buteco a Luz de Velas’’, ‘‘Tá Comigo Pra Quê’’ e a mais recente, ‘‘Cronograma’’.
https://www.youtube.com/watch?v=84OPhTXRWi0
A New Music Brasil, convidou o cantor e compositor Joel Carlo para falar sobre o momento atual da sua carreira, o que podemos esperar na reta final do DVD e como ele lida com os diversos públicos que ele tem. Inclusive, rolou até fofoca de futuros projetos.
Confira a entrevista na íntegra a seguir!
New Music: ‘‘Buteco a Luz de Velas’’ está a todo vapor! São 24 músicas que estão sendo lançadas single a single. Entre releituras e músicas inéditas, qual foi o primeiro conceito por trás do projeto? Como você chegou nessa ideia final?
Joel: O primeiro conceito é levar a essência do artista, levantando a bandeira da música sertaneja. A proposta é trazer esse sertanejo maduro, que alguns podem dizer que é retrô.
Eu venho da balada sertaneja, então criei, dentro da minha identidade, um som que bebe da fonte do sertanejo dos anos 90 e começo dos anos 2000 e acabou sendo introduzido no meu repertório.
O DVD está justamente nisso. Ele não é um sertanejo do momento, ele é um sertanejo na sua essência, na sua base. Não chega a ser raiz, mas não traço muito moda atual não. Eu traço uma linha muito própria.
O conceito principal, então, tem a proposta de mostrar a minha verdade dentro dele.
New Music: Joel, desde o lançamento do primeiro single do projeto, você entra em playlists de curadoria nos streamings. E, isso é com todos os singles do projeto! Como você está se sentindo com essa repercussão das músicas do DVD?
Joel: É muito legal, porque assim, acabamos criando uma certa relação com as plataformas. Querendo ou não, é como se fosse um grupo de pessoas que gostam da sua música.
Entrando em uma playlist, você acaba conquistando futuros fãs. E, quanto mais fãs você tem, mais ouvintes você tem, melhor para desenvolver o seu trabalho.
Cada lançamento tendo essa conexão com as playlists de curadoria e as plataformas de streamings, o artista ganha um peso muito grande. Então, é muito gratificante.
E, claro, a parcela é dividida entre artista, repertório e gravadora, que tem que ter uma conexão bem bacana.
New Music: ‘‘Buteco a Luz de Velas’’ é o primeiro carro chefe do DVD, ela bateu, recentemente, mais de um 1.2 milhões de views só no YouTube, e, ao todo, já soma mais de dois milhões de plays. Qual é a proposta que ela traz e para qual público que ela está direcionada?
Joel: O projeto do DVD já é uma sinalização para a galera butequeira, que gosta de tomar em botecos, a galera que está nas resenhas. O projeto todo foi formatado com esse sentido, para justamente atingir esse público-alvo.
É o pessoal que gosta de ir ao boteco, tomar uma gelada, ouvir um modão. A letra fala exatamente isso. Conceitualmente falando, ela tem tudo a ver com o projeto, com a base e a essência dele.
Não tinha música melhor para abrir o DVD que não fosse ela.
https://www.youtube.com/watch?v=UL5hZv9gsmU
New Music: ‘‘Cronograma’’ é o próximo carro chefe. O que a música tem de diferente do que você acha que irá emplacar nas plataformas digitais?
Joel: A ‘‘Cronograma’’ é uma música romântica balada, de festa, dançante. Ela tem uma pegada totalmente diferente a ‘‘Buteco a Luz de Velas’’ e ‘‘Tá Comigo Pra Quê’’, que são músicas da sofrência sertaneja.
A música fala do amor que deu certo. Ela tem uma pegada mais festa e foi produzida mesmo para a noite, para as festas.
O showtime exige dessa dinâmica. Se você lança muitas músicas tristes, o show fica pra trás. Então, ele precisa estar sempre equilibrado nessa questão.
New Music: Você traz de volta esse sertanejo romântico tradicional, que é difícil de se ouvir nas rádios hoje em dia. Qual é a sua maior inspiração?
Joel: Zezé di Camargo, sempre foi uma das minhas maiores inspirações. É uma das grandes referências da minha parte mais melódica, mais romântica. Especialmente na década de 90, onde ele tinha muitos hits dentro dessa linha romântica e sofrência.
New Music: Você acha que de alguma forma mostrou nas rádios e nas plataformas que o sertanejo romântico ainda tem espaço na cena junto com o sertanejo bruto, funknejo, eletrofunk e a farra sertaneja?
Joel: O Brasil é um país muito eclético que sofre de mutações ao longo dos anos. Por exemplo, durante a pandemia foi a pisadinha, hoje, vemos muito o eletronejo.
Então, a música sertaneja sempre está presente, a base dela continua sólida, às vezes menos exposta, mas quem vem do sertanejo hoje, já vem do sertanejo de antigamente.
Tem duas coisas que não saem de moda: o corno e o romântico. Porque? Porque o corno é o cara que sofre, que deu uma guampa, a menina que perdeu o cara que ama, enfim, a sofrência. E aí tem o romântico, que é o cara que tá apaixonado, que tá amando, que sonha em casar.
Então, assim, são dois sentimentos que nunca saem de moda. E o que vem no meio dos dois? A balada! Que vem justamente para animar.
New Music: Joel, você consegue emplacar em todas as rádios e plataformas digitais, entrando, inclusive, no Top 3, pelo levantamento da Crowley, figurando em primeiro lugar nas paradas com ‘‘Roma’’. Qual foi a sua sensação quando você viu que tinha estourado com ‘‘Roma’’?
Joel: Eu estava vivendo um luto pela pandemia, isso é real. Eu fiquei feliz, mas foi um momento horrível para ser Top 1, infelizmente essa questão não me trouxe os lucros que eu esperava, devido à quarentena.
Não pude provar do sucesso de ‘‘Roma’’ e como a música no Brasil tem uma passagem muito rápida e descartável, seis meses depois o público acaba esquecendo. Música é isso, é um trabalho contínuo.
Mas, não posso deixar de ser um grande marco para a música nacional. Eu fui o primeiro gaúcho que conseguiu bater Top 10, ficar dois meses na Crowley, se apresentar com o sertanejo em programas de televisão, mandar nas emissoras durante por quase um ano.
Todos esses pontos foram marcos dentro da música gaúcha sertaneja. Tudo isso foi muito bacana, contudo foi uma pena eu não poder beber dessa fonte devido a pandemia.
A música vai muito mais além do glamour e do sucesso, pra mim ela é o meu trabalho, minha profissão.
New Music: Além das plataformas digitais, shows e palcos de programas, você também está presente nas redes sociais, bem viral, inclusive, no TikTok. Como é o público por lá? Qual diferença você sente no público das redes sociais com o público ao vivo?
Joel: O público do TikTok é uma galera que não sai muito de casa, é uma galera que acaba engajando e viralizando mais no online mesmo. Eles são os responsáveis por virar a música e para panfletar-lá nas redes sociais.
A galera desse app tem uma faixa média de 12 a 18 anos, então ainda não é um pessoal que consome freneticamente a noite.
O TikTok ainda é novo pra mim. Eu vou e faço, mas não é uma coisa que eu vivo produzindo. Bom, e também porque não tenho tanto tempo assim, prefiro deixar para a molecada que tem tempo! (risos).
New Music: Recentemente, no TikTok, você fez uma releitura de ‘‘Termina Comigo Antes’’ do Gusttavo Lima (que nos destruiu), você pretende fazer outro cover assim futuramente? Se sim, de quem?
Joel: Eu gosto da coisa do improviso! Às vezes eu vou pro estúdio e me dá a ideia de gravar uma música assim. Aquele dia foi bem no improviso e me empolguei, foi bem no momento.
A música tem esse lance de ter essa conexão com o universo. Eu gosto muito de gravar cover, mas se vira algo que tenho que fazer todo dia, acaba que não faço, não gosto.
Eu preciso me identificar também com a música, tem algumas do Hugo & Guilherme e do Henrique & Juliano que tenho vontade de gravar. Daqui a pouco eu faço os covers delas!
New Music: Joel, o que podemos esperar do Joel Carlo após o projeto ‘‘Buteco a Luz de Velas’’? Vem novo single por aí? Alguma releitura?
Joel: Comecei a selecionar um repertório recentemente, com a intenção de gravar mais um DVD, ano que vem.
Geralmente faço esse processo a cada um ano ou um ano e meio, para conseguir criar ali uma dinâmica. As músicas passam muito rápido, elas se tornam descartáveis muito fácil, a novidade não dura tanto. Então temos que tomar muito cuidado para sempre manter os lançamentos rolando.
Bate Volta da New:
Nome: Joel
Signo: Virgem
Acredita em signo: Não muito, mas passei acreditar depois que a minha esposa começou a me explicar! (risos)
Bebida favorita: cerveja, whisky e vinho
Uma música: ‘‘Eu Só Penso Em Você’’ - Zezé Di Camargo & Luciano
Um artista: Zeze
Iria pro BBB ou para A Fazenda: Não tenho essa disposição não! (Risos) O povo iria me odiar.
Me indica um livro: Você é Mais Capaz do Que Pensa - John G. Miller
Uma frase: ‘‘De tudo que tu guardar, guarde teu coração, pois ele te protege a fontes da vida’’