25/07/2023 às 11h43min - Atualizada em 25/07/2023 às 10h42min

Sinais que os pés nos dão sobre possíveis problemas de saúde

Samantha Di Khali

Samantha Di Khali

Jornalista De Etnia cigana, psicologa, astróloga. @samanthadikhalioficial

Nossos pés são nossa sustentação, eles também bem são um bom termômetro de como anda nossa saúde, além disso, a falta de atividades físicas como caminhadas eles podem mostrar claramente que precisamos dar uma maior atenção a saúde. Saiba como olhar para os pés de forma detalhada e atenta pode trazer pistas importantes sobre o funcionamento do seu corpo. Não apenas sinais de doenças preexistentes, mas também de problemas que podem surgir em decorrência da nossa realidade atual.

Vamos a alguns sinais e o que fazer:

Inchaço:

Meus pés não entram nos sapatos. Se seus pés aumentam de tamanho com frequência e permanecem assim por dias, é preciso investigar o que está acontecendo. Primeiro, devemos avaliar se isso ocorre de forma apenas um pé ou com os dois. Quando é os dois é afastada a possibilidade de o sintoma estar relacionado à insuficiência cardíaca. Mas se está acontecendo apenas com um é importante prestar atenção pode ser algum problema de circulação.

Sinto dores nos pés:

 As dores agudas e crônicas de um modo geral estão relacionadas com alterações da circulação arterial isso ocorre por ficarmos muito tempo sem nos mexer e sem fazer algum tipo de caminhada.

Sinto que meus pés estão sempre gelados:

Ainda que seja normal sentir frio nos pés sem que isso tenha uma causa mais grave, a sensação de frio crônico nos dedos pode ser mais um sinal de má circulação sanguínea.

É aconselhável levantar de tempos em tempos e dedicar alguns minutos do dia para um exercício simples, mas que ajuda a manter a circulação. Basta movimentar o pé como fazemos ao pisar no acelerador de um carro. Esse movimento ativa as panturrilhas imediatamente. Outra dica é sempre que possível intercalar o sentar e o andar. Deixar as pernas levantadas ao fim do dia pelo tempo mínimo de 15 minutos também pode contribuir.
 
 
 
Leia Também »