07/01/2022 às 18h16min - Atualizada em 07/01/2022 às 17h14min

COMECE 2022 SABENDO AS TENDÊNCIAS PARA RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Oi

Ao dar um volta pelos centros comerciais de Manaus como Centro ou Vieralves na época de fim de ano, percebi que ainda é comum encontrar pessoas com currículos dentro de envelopes entregando em várias empresas. Entretanto, eu preciso falar que já passou esse tempo de entregar currículos nas portarias para conseguir um emprego. Comparo isso com o Windows 95 que funcionou muito bem na década de 1990, mas vai experimentar utilizar agora. Será que vai funcionar?
 
Mas e agora Ulisses? O que fazer? Eu sei que algumas pessoas só conhecem essa técnica e está tudo bem. Por isso, temos muito trabalho a fazer em 2022. Costumo dizer que a busca pela recolocação de passa por quatro pilares: Conhece a si mesmo, ter um bom currículo, conectar-se com pessoas, preparar-se para entrevistas. Vamos falar um pouco de cada.

O primeiro diz respeito a saber o que você quer como profissional, definir um cargo, uma área de atuação para seguir de acordo com seu momento de carreira. Ao ver pessoas entregando os currículos, percebo que elas não procuram uma carreira, mas estão buscando trabalho. Entregam currículos numa loja, num restaurante, numa indústria. Mas ao se colocar do lado do empregador (do empresário) ele vai buscar o MELHOR vendedor, o melhor atendente, o melhor operador industrial. 

Então, ao invés de “atirar” para todos os lados é muito mais eficiente mirar num cargo ou áreas específicas, pois possibilitam que você se prepare através cursos, Seminários, eventos, (muitos deles gratuitos) e se relacione com pessoas da área escolhida.

Agora que você já sabe que área quer seguir, chegou a hora de fazer um bom currículo e nesse currículo deve estar claro o seu objetivo profissional: cargo ou área escolhida. Isso vai ajudar o recrutador a entender o que você está buscando ao entregar ou enviar o currículo.

Meu terceiro pilar é uma revolução que está acontecendo atualmente, se conectar. Atualmente a forma mais eficiente de ser contratado (por incrível que pareça) é ser encontrado pelos recrutadores, mas para isso acontecer você teve ter redes sociais profissionais bem ativas, a principal delas é o LinkedIn. Já aviso que não basta criar um perfil e ficar esperando, o seu uso deve ser estratégico, com postagens sobre a área escolhida, o que você tem feito para melhor profissionalmente, cursos realizados, livros ou artigos lidos, pessoas que se conectou, comentários nas postagens da sua rede. A vida ativa nessa rede social faz com que seu perfil seja notado e com o tempo começará a aparecer nas buscas de candidatos feitas pelas empresas.

Por fim, depois desse trabalho inicial é provável que você seja chamado para entrevistas e nem precisa falar que deve estar preparado para superar mais essa etapa. Entretanto, essa conversa deixaremos para outro dia. 

Desejo um ano excelente e com muito crescimento profissional para vocês e se quiserem perguntar, sugerir matérias, tirar dúvidas, podem me encontrar no Instagram @acertenacarreira.
Leia Também »