A dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, caracterizada pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, comprometendo a capacidade de aprender a ler e escrever. Os sinais variam de acordo com os graus do distúrbio, sendo mais evidentes durante a fase da alfabetização. Neste 16 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, instituída pela Lei nº 13.085/2015, que busca conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoces.
Em São Paulo, o INAPE-Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino, oferece acompanhamento especializado para a deficiência intelectual e dislexia, transtorno de déficit de atenção, autismo, transtorno desafiador opositor, TDAH e Síndrome de Down. O atendimento multidisciplinar é oferecido com valores econômicos, e muitas vezes, gratuito.
Cidoca Sabará, coordenadora dos projetos e diretora da Instituição, explica que o atendimento começa com neuropsicóloga e neuropediatra, que fazem diagnóstico quando uma criança chega para intervenção. Depois, são encaminhadas a outros profissionais como psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.
“Todos os nossos profissionais são especializados para trabalhar com transtornos. Iniciamos com quatro atendimentos: neuropsicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Crescemos e hoje contamos ainda com uma psicomotricista, além de duas terapeutas ABA (Análise do Comportamento Aplicada), método muito utilizado para o tratamento do espectro autista, mas que serve para outros déficits também”, explica a coordenadora.
Hoje, o Instituto Noitikos funciona na zona sul de São Paulo, recebendo alunos das escolas da região, mas devido ao trabalho realizado, também acolhe estudantes de outros bairros e municípios. São 90 crianças atendidas, mas a ideia é ampliar para até 200 o número de beneficiados.
“Os pais não encontram lugares que tenham todos os possíveis atendimentos que a criança necessita em um único lugar. Fora o valor simbólico a pagar. Existem clínicas em que esse tipo de avaliação neuropsicológica que fazemos, custa caro, entre 2 a 4mil reais, mas cobramos o teto de 800 reais aqui, com duração de 4 a 6 semanas. Agora, com todo o custo de vida e ainda os acréscimos no valor dos convênios médicos, esperamos por um aumento na nossa demanda e estamos prontos para isso”, afirma Cidoca Sabará.
Serviços Instituto Noitikos
⁃ Quantificar e qualificar as alterações detalhadas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos. ⁃ Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais. ⁃ Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares. ⁃ Planejar programas de reabilitação, voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária. ⁃ Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulamentação da conduta.
Instituto Noitikos
O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino – INAPE, é uma pessoa jurídica de direito privado, com fins não econômicos, dirigido por Maria Aparecida de Lima Tomazelli Sabará, caracterizado como entidade de assistência social, visando o atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela Lei Orgânica de Assistência Social – Lei N° 8.742/93, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos.
Está situado à Rua Horácio Alves da Costa, 234 - CEP 04401-000 - Jardim Nosso Lar - São Paulo - SP, telefone (011) 3596-2021.