16/11/2022 às 13h05min - Atualizada em 17/11/2022 às 00h07min
Disensa chega ao Espírito Santo
Maior rede de materiais de construção da América Latina introduz modelo de franquia de conversão no mercado capixaba
SALA DA NOTÍCIA Caroline von Randow
Em plena expansão no Brasil, a Disensa inaugura, este mês, suas primeiras unidades no Espírito Santo. As duas cidades a receber lojas serão Linhares e Vila Velha e a expectativa é finalizar o ano com mais de dez unidades no estado. Hoje, a rede conta com mais de 200 contratos em outros seis estados: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda em 2022, está prevista a entrada em uma nova praça: Alagoas.
“Estamos muito felizes em inaugurar nossas primeiras lojas no Espírito Santo. O estado conta hoje com mais de 2 mil lojas de construção, sendo uma praça com grande potencial de expansão. Acreditamos que nosso modelo de conversão será atrativo para esses lojistas, que cada vez mais estão entendendo as vantagens de fazer parte de uma franquia e atuar em rede. A Disensa está apresentando os diferenciais para estes empresários e como nosso suporte pode impactar positivamente os negócios”, explica Henrique Gutterres, gerente geral da Disensa.
A maior rede de franquias de material de construção da América Latina chegou ao país em 2018, introduzindo um modelo diferenciado de trabalho: o de franquia de conversão, uma solução que transforma lojas de construções de bairros já existentes em membros de uma rede consolidada no mercado. Ao longo do processo de implantação é oferecida consultoria para melhoria no layout da loja, treinamentos com técnicas sobre exposição de produtos e acompanhamento durante todo o processo de conversão e padronização. Além deste modelo, a Disensa hoje conta com investidores que escolhem a rede de franquias para iniciar seus negócios, abrindo novas lojas de material de construção. Diferenciais Disensa Por ser a maior rede de franquias de materiais de construção da América Latina, além de oferecer toda a estrutura para o desenvolvimento dos negócios dos franqueados, a Disensa traz uma série de benefícios para os clientes. Em suas lojas, o consumidor recebe atendimento personalizado e especializado e também tem acesso a ofertas especiais e a um portfólio com grande variedade de produtos, fruto das parcerias firmadas com as melhores indústrias do segmento. Ferramentas de marketing A Disensa realiza, ao longo do ano, campanhas institucionais em diferentes formatos, campanhas promocionais com ações nos pontos de venda com foco em aumento de faturamento e ticket médio, além de eventos comemorativos das datas significativas para o setor. Ao entrar para rede, o franqueado passa a ter acesso a importantes ferramentas de marketing, que o ajudarão a divulgar sua loja de forma mais eficaz. Os parceiros comerciais podem, por exemplo, solicitar a criação de artes personalizadas para peças, como folhetos, folders, posts para redes sociais. Todo o material desenvolvido pela rede fica disponível em plataforma digital, para que outros lojistas possam usar as peças, editando o que for necessário, de acordo com suas necessidades. A rede ainda fornece manual voltado para a padronização das redes sociais, com as informações necessárias para a criação adequada das páginas das lojas. Outra ferramenta é a rádio Disensa, instalada em cada uma das lojas, na qual o consumidor é informado sobre as campanhas e promoções disponíveis na rede. Treinamento para franqueados e suas equipes Além da reforma estética do ponto de venda e da ampliação da oferta de produtos e serviços, os proprietários e funcionários recebem treinamentos. Os cursos promovem o crescimento profissional das equipes e ajudam os parceiros comerciais a melhorar a performance de suas lojas. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.
As capacitações são disponibilizadas para força de vendas e franqueados, por meio de trilhas completas para o desenvolvimento do negócio e abordam diversos temas através dos programas Escola de Gestão, mentoria de lojas e treinamentos técnicos. Esse último, conta com indústrias parceiras, com objetivo de levar conhecimento sobre os produtos, para que os vendedores possam oferecer um atendimento consultivo, ajudando o cliente em suas necessidades. As aulas acontecem ao longo do ano, ao fim de cada treinamento é realizada uma pesquisa de satisfação para análise de indicadores e melhorias de processos e o conteúdo fica totalmente disponível para consulta através de uma plataforma online.
Este ano, a Disensa lançou o programa Terças com T de Treinamento, com encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, às 16h, via Teams. A programação mescla temas solicitados pelos próprios franqueados com conteúdos atuais, identificados pela rede como essenciais para o desenvolvimento do negócio. Entre os assuntos previstos estão: Marketing, Direito do Consumidor, Planejamento, além de capacitações com indústrias parceiras sobre produtos. Todos os franqueados, independentemente do tipo de loja, podem participar.
Outra novidade em 2022 foi o lançamento da plataforma Engage, que reúne todos os treinamentos e cursos oferecidos pela rede. A ferramenta conta ainda com uma área de mentoria específica para as lojas MAX e notícias relacionadas às novidades da rede. Soluções financeiras para alavancar os negócios Outro diferencial para o franqueado é o acesso a soluções financeiras, obtidas por meio das parcerias fechadas pela rede. Um exemplo é a parceria firmada com o PagSeguro, empresa que oferece meios de pagamento on-line, por crédito, débito e via link, por meio da qual os lojistas passam a acessar as melhores tarifas do mercado, reduzindo os custos de venda no cartão e impulsionando seu negócio.
Além disso, desde 2018, a Disensa tem uma parceria com o Santander, por meio da qual os franqueados podem acessar todos os serviços bancários, com condições e atendimento exclusivos. Os lojistas também contam com apoio para acessar as linhas de créditos e programas de incentivo e suporte do banco, como o Programa Avançar. Parceria com o PicPay oferece Cashback Entre 21 de novembro e 21 de dezembro, a Disensa oferece outro grande benefício aos clientes. Por meio de parceria firmada com o PicPay “Carteira Digital”, que conta com uma base de mais de 70 milhões de usuários, as compras realizadas em lojas da rede e parceladas entre três e 12 vezes, pelo aplicativo do PicPay, aplicando o cupom da campanha COMPREPP100, darão direito a 7% de cashback, limitado a R$ 100 ao consumidor.
Hoje, cerca de 55% dos lojistas da Disensa aceitam o pagamento via PicPay, que permite fazer compras pelo smartphone com cartão de crédito embarcado no aplicativo. Canais digitais Durante a pandemia de Covid-19, as compras on-line tornaram-se uma tendência e a Disensa investiu para capacitar os franqueados para essa modalidade, além de criar novas ferramentas digitais. O lay-out do site foi remodelado, deixando a ferramenta mais intuitiva e facilitando a navegação pelos usuários. Hoje, o cliente pode acessar os contatos do WhatsApp das lojas mais próximas, na página da rede. A Disensa também fechou parceria com a Toca Obra, maior marketplace de material de construção do Brasil. Parcerias com as principais indústrias A Disensa possui parcerias com fornecedores, conseguindo melhores condições de compra e pagamento, além de preços diferenciados, gerando resultados positivos para os negócios dos franqueados. Hoje, a rede conta com mais de 40 fornecedores cadastrados, que atendem as principais categorias do setor, do material básico ao acabamento. Com base no gerenciamento de categoria de produtos oferecido pela franqueadora, são estabelecidos indicadores que auxiliam nos resultados dos franqueados.