10/11/2022 às 14h27min - Atualizada em 11/11/2022 às 00h09min
Depois da Copa do Mundo, João Gomes Jr. finaliza preparação para Mundial na Austrália, em dezembro
Nadador capixaba está de volta ao Brasil após disputar etapas do torneio no Canadá e nos Estados Unidos, retornando com uma medalha de bronze e um quarto lugar na prova dos 50m peito, que estará nadando em Melbourne no próximo mês
SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Após participar de duas etapas da Copa do Mundo de Natação, o capixaba João Gomes Jr. está de volta ao Brasil. A partir de agora, realiza a preparação final para o Mundial de Piscina Curta, que será disputado em Melbourne, na Austrália, entre os dias 13 e 18 de dezembro. João viaja no dia 6 com os demais integrantes da seleção brasileira. As próximas semanas serão de treinamento totalmente voltado para a competição, onde buscará mais uma medalha – foi bronze no ano passado em Abu Dhabi.
"Vou realizar treinos específicos para a prova dos 50m peito, que é a que nadarei no Mundial, totalmente focados nela. Acertar detalhes, corrigir erros observados nas etapas da Copa do Mundo, para chegar em minha melhor forma na Austrália, em busca de um bom resultado, de uma medalha", explicou João.
Na Copa do Mundo, João conquistou a medalha de bronze nos 50m peito na etapa de Toronto, no Canadá, no final de outubro, com o tempo de 26s34, e ficou em quarto lugar no início deste mês, em Indianapolis, nos Estados Unidos, com 26s35. As duas disputas serviram, assim, como preparação para o Mundial, que reunirá na Austrália os melhores nadadores do planeta.
"Foi bem positiva a participação nessas etapas. Fui para a competição em meio ao treinamento, com expectativa de nadar próximo dos tempos do Troféu José Finkel, quando fiz o índice para o Mundial, e também para observar esses acertos a serem feitos até a Austrália", completou o capixaba.
João conquistou o índice para o Mundial 2022 em setembro, no Troféu José Finkel, em Recife (PE), única seletiva brasileira para a disputa em Melbourne. No final de 2021, encerrando a temporada, ganhou a medalha de bronze no Mundial de Piscina Curta de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Desde 2011, o capixaba de 36 anos - atleta do Esporte Clube Pinheiros e que conta também com o apoio de Bolsa Atleta, DUX Nutrition e Maxrecovery - está entre os dez nadadores mais velozes do mundo dos 50m peito. Nos 100m peito, é o atual campeão pan-americano.
Sobre João Gomes Jr. - Dono de três medalhas individuais em Campeonatos Mundiais, prata na Hungria, em Budapeste (2017), bronze na Coréia do Sul, em Gwangju (2019), e bronze nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi (2021), todas nos 50 m peito, João Gomes Jr. foi o quinto colocado nos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O nadador acumula também títulos de destaque como o ouro nos 100m peito, em Lima/2019, e ouro nos 50m peito nos Jogos Mundiais Militares de 2019, em Wuhan, na China.