Muitas mulheres redescobrem por meio da corrida a sua força interior. Superar os obstáculos, enfrentar os desafios e o compromisso consigo mesma fazem com que tenham constância, ser mais forte e, muitas vezes, ir mais longe e buscar correr uma distância maior. Para evoluir na corrida, em termos de quilometragem, de modo seguro e consciente, é preciso ter no plano de treinamento diferentes tipos de treinos e atenção a outros fatores, mas com foco em ganhar resistência.
Correr longas distâncias, além de trabalhar a musculatura e a força cardiovascular, faz com que a pessoa corra mais rápido distâncias curtas de 5km ou 10km. Na busca por incentivar mulheres a encontrarem melhor a versão de si mesma, por meio da corrida, a Authen, a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de vestuário especializado de corrida e performance acessível, separou 5 dicas para aumentar a resistência e a distância de corridas.
Fortaleça o corpo
Os treinos de fortalecimento muscular são essenciais para quem pretende correr distâncias maiores. Exercício físico de impacto e de movimento constante, como a corrida, requer uma base muscular: fortaleça músculos e tendões para eles suportarem a atividade e evitar lesões. Pode ser com a musculação, mas há outras atividades que também colaboram no fortalecimento muscular como: natação, ginástica funcional e pilates.
Construa a quilometragem base
A cada semana, proponha um desafio e aumente de forma gradativa, a quantidade de quilômetros que percorre confortavelmente. Assim, o corpo se adapta ao novo esforço, ao ambiente e ao volume de corrida. Para isso, busque dividir os treinos de velocidade e de distância, desta forma há um aumento de desempenho e performance.
Respeite o descanso
A recuperação muscular é fundamental para correr mais longe. Durante a corrida, a musculatura do corpo sofre microlesões e se ela não está recuperada para o próximo treino, o desempenho pode não ser o ideal.
Prepare-se para os “longões”
É nesse tipo de treino que a corredora testa o seu limite e resistência e entende como o corpo reage e se adapta a longos percursos. Todo o trabalho começa de forma gradativa, por isso, comece com uma quilometragem baixa e aumente de acordo com o objetivo desejado.
Use o equipamento adequado
Isso é fundamental para seguir correndo de forma constante. Nas mulheres, o movimento dos seios durante a atividade pode provocar a distensão das fibras de colágeno do tecido mamário, o que contribui para a flacidez dos seios. Opte pelo uso de top de compressão, que comprime os seios contra o tórax, e reduz ao máximo o movimento. Leggings e bermudas de alta compressão também colaboram para reduzir a vibração muscular e microlesões causadas pelo impacto de atividades de alta intensidade, minimizando a fadiga.
|
|
|
A Linha Grit possui os acessórios ideais para corredoras que buscam sustentação e facilidade, por exemplo, bermudas e leggings com bolsos para guardar suplementação. Ela também utiliza tecido com a tecnologia High Compression, com alta compressão e conforto, bem como proporciona zero transparência em mais movimentos e ângulos. Além disso, tanto tops quanto bermudas e leggings possuem 29% menos de atrito, o que reduz as chances de machucados.