Na última semana, a cidade de Fortaleza sediou o 2º Campeonato Pan-americano de Futsal de Surdos 2022, evento internacional realizado pelo Pan American Sports for the Deaf (PANAMDES) e organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e pela Federação de Desportos dos Surdos do Ceará (FDSC).
E a seleção brasileira foi a grande campeã do evento, realizado em Fortaleza (CE). "Agradecemos a todos os atletas e equipe técnica do Brasil e das demais seleções que participaram, além da equipe da OC, voluntários, a FDSC e a prefeitura de Fortaleza. Estamos muito felizes por mais essa conquista do Brasil, que marcou a história e agora irá se preparar para o Mundial de Futsal, em 2023", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
A realização do evento foi possível graças ao patrocínio das Loterias Caixa e também à emenda parlamentar do deputado Marcelo Aro.
"É com muita satisfação e orgulho que vencemos o Pan-americano de Futsal. Apesar de poucas equipes, tivemos a sensação de um evento grandioso e pudemos conhecer de perto a força de vontade dos surdoatletas brasileiros diante da força adversária, de alto nível, especialmente a Argentina, que é um clássico adversário e bastante competitivo. Tanto que tivemos um empate entre Brasil x Argentina. Levando em consideração que os argentinos treinam semanalmente, há vários meses, enquanto nossa seleção treinava uma vez por mês, durante um ano, o que nos motiva bastante a correr atrás de apoio político e patrocínios para que possamos realizar o sonho dos surdoatletas de treinar semanalmente, o mais breve possível", explica o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério.
Pan-americano de Futsal de Surdos 2022
Participaram do evento quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Trinidad e Tobago. Segundo Diana Kyosen, trata-se de um momento muito importante para o Brasil. "Para nós foi uma honra receber um evento internacional no nosso país e estamos felizes por ver a seleção brasileira como grande campeã", comemora.
Com a vitória, a seleção brasileira garantiu vaga para o 5º Campeonato Mundial de Futsal de Surdos, que será realizado em novembro de 2023, na cidade de São José dos Campos (SP).
"Estamos extremamente felizes por conquistar o troféu de campeão. Ele representa vários corações unidos em família, com muito suor e muita luta. Agora estamos focados no Mundial de Futsal, e vamos treinar bastante. Contamos com o apoio de todos nessa trilha. Parabéns e nosso muito obrigado aos surdoatletas, à comissão técnica, à nossa diretoria representada pela presidente Diana e à Loterias Caixa, além do deputado Marcelo Aro, por tornar esse grande sonho possível e tangível. Nos vemos no próximo evento!", conclui Igor.
Confira a classificação:
1º Brasil
2º Argentina
3º Paraguai
4º Trinidad e Tobago
Resultado dos jogos:
20/9, às 11h - Brasil 6 x 1 Paraguai
20/9, às 13h - Argentina 4 x 0 Trinidad e Tobago
22/9, às 9h - Trinidad e Tobago 3 x 7 Paraguai
22/9, às 11h - Brasil 4 x 4 Argentina
24/9, às 9h - Paraguai 3 x 5 Argentina
24/9, às 11h - Trinidad e Tobago 0 x 11 Brasil