09/09/2022 às 17h00min - Atualizada em 12/09/2022 às 00h01min
Os desafios de gerenciar e integrar loja física e virtual
A integração cada vez maior entre os comércios físico e online demandam novas estratégias para criar uma boa experiência de compra para o consumidor
SALA DA NOTÍCIA Deise Ramos
A pandemia alterou profundamente as relações das pessoas com o consumo de bens e produtos. O isolamento social e a necessidade de ficar em casa ocasionou um crescimento na escolha por lojas virtuais na hora de fazer compras. Porém, os dois modelos de venda são complementares e, juntos, podem tornar seu negócio ainda mais atrativo para os clientes.
Para se ter uma ideia da difusão desse sistema, a pesquisa Shopper Experience Index de 2022 revelou que 64% dos consumidores fizeram “compras híbridas” no primeiro semestre deste ano. Esse termo se refere às compras feitas em estabelecimentos físicos somente após serem realizadas pesquisas em lojas virtuais sobre os produtos.
Segundo especialistas do UOL Meu Negócio, a atuação em diferentes modelos de comércio pode resultar em um aumento das vendas, uma vez que o virtual expande as barreiras geográficas do comércio físico. Por outro lado, um marketing digital efetivo também pode atrair clientes para a loja física.
Este modelo híbrido evita que o consumidor tenha que escolher entre a loja física ou a virtual, oferecendo um serviço mais completo e uma jornada única de compra. No entanto, para gerenciar os dois formatos, o empreendedor deve tomar alguns cuidados, como ter acesso a um bom sistema de armazenamento de dados, planejar canais de comunicação eficientes e escolher uma boa plataforma de vendas, que esteja preparada para as mais variadas situações e datas comemorativas.
Além disso, é preciso atenção para não sobrecarregar nenhum dos dois modelos. Normalmente, os produtos no online são vendidos a preços menores do que os praticados nas lojas físicas, pois não precisam arcar com gastos extras, como o aluguel do espaço. Entretanto, a diferença de valores entre os dois formatos de uma mesma loja não deve ser tão significativa, pois pode fazer com que o cliente opte somente pelo comércio online, alertam os especialistas do UOL Meu Negócio.
O empreendedor também deve analisar as preferências de seu público antes de planejar o estoque e escolher se deseja ofertar os mesmos produtos na loja física e virtual ou se vender produtos exclusivos em cada canal é uma ideia mais atrativa.
Ainda nesse sentido, é recomendado que as informações relativas ao estoque sejam sempre atualizadas nos dois canais, evitando que os clientes tentem comprar pela internet itens que já foram vendidos na loja física e não se encontram mais disponíveis, e vice-versa.
Por fim, os especialistas do UOL Meu Negócio indicam a necessidade investir em uma estratégia “Omnichannel”, expressão que pode ser traduzida como “todos os canais”. Ou seja, integrar todos os canais de vendas da empresa para que o cliente tenha a mesma experiência independentemente do meio escolhido para a compra. Dessa forma, o cliente pode pesquisar, comprar e adquirir um produto da sua loja onde e quando quiser.
Somadas à essas indicações, o mais importante para alavancar as vendas físicas e virtuais é passar uma imagem de credibilidade ao consumidor. Para isso, é essencial escolher uma plataforma que disponibilize uma boa infraestrutura de atendimento e integração. A Loja VirtUOL, o e-commerce do UOL com foco em divulgação, compartilhamento e vendas, pode auxiliar nessa jornada. A plataforma faz parte do UOL Meu Negócio, programa de serviços digitais voltados para o pequeno empreendedor, e oferece uma ferramenta com layout adaptável, ótima navegabilidade e foco na experiência do usuário. Além disso, está preparada para todas as épocas e garante que o e-commerce não sofra com o fluxo de pessoas durante as datas comemorativas, como Black Friday e Natal.
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