A atleta Sophia Ferreira Dela Coleta, de 17 anos, entrou para a história da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) no último sábado (3/9), ao se tornar a primeira medalhista de um mundial da entidade.
Sophia conquistou a medalha de bronze no revezamento 4x100 metros livre feminino, no Campeonato Mundial Júnior de Natação, disputado de 30 de agosto a 4 de setembro, em Lima, no Peru. A equipe do revezamento formada por Celine Bispo, Sophia Coleta, Beatriz Bezerra e Rafaela Sumida completou a prova em 3m50s13 garantindo a terceira colocação para o Brasil. O ouro ficou com a Hungria e a prata com a Itália.
Segundo o comentarista Alexandre Pussieldi, esta foi a 8ª edição do revezamento 4x100m livre feminino em Mundiais Juniors, 6ª participação do Brasil, 5ª final e 1ª medalha.
"Para ser bem sincera, eu não esperava sair desse campeonato com uma medalha. Mas, assim que eu e as meninas vimos que classificamos com o 3° tempo para final, acreditamos que era possível sim e ficamos a milhão. Até agora não caiu minha ficha sobre a medalha e que realmente estive em um mundial. Eu só tenho o que agradecer ao corpo técnico da ABDA e toda estrutura e apoio que a ABDA proporciona, eu amo esse time", disse a atleta.
Junto com as atletas Rafaela Sumida, Joice Rocha e Luiza Lima, Sophia ainda nadou o revezamento 4×200 metros nado livre, ficando na quarta colocação, melhor resultado do Brasil em oito Mundiais para a prova, segundo Pussieldi.
Yuri Horta, técnico responsável pela natação da ABDA, ressaltou a importância da conquista e seu reflexo para toda a equipe. “É importante destacar que a Sophia é primeira medalhista de mundial da ABDA e essa conquista é a recompensa de um ciclo de trabalho de todo o corpo profissional da ABDA”, destacou.
O mantenedor da ABDA Claudio Zopone também comemorou a conquista da atleta. “Obrigado, Sophia pela sua extrema gratidão em tirar a foto mais linda de sua história com a camisa da ABDA. Todas as nossas crianças de hoje e, principalmente, as que virão permearão seus sonhos com você”, afirmou.
Sophia Coleta pratica natação desde os 3 anos de idade, inicialmente, em busca da melhora da bronquite. Aos 9 anos, entrou para a ABDA, mas não gostava de treinar. Porém, foi mudando seu modo de encarar a modalidade, mantendo foco nos treinos, disciplina e colecionando vitórias.
Entre as muitas conquistas da jovem, estão mais de 230 medalhas no total, 50 delas apenas em Campeonatos Brasileiro, Paulista e Sul-Americano, além de diversos recordes batidos. Sophia ainda coleciona mais de 10 troféus de melhor índice técnico.
Em 2019, Sophia foi convocada para os Jogos Sul-Americanos Escolares no Paraguai, onde foi campeã nos 100m, 400m e revezamento 4x50m livre.
Em maio de 2022, Sophia Coleta conquistou medalha de bronze nos 200m livre e foi 4ª colocada no revezamento 4x100m livre feminino, na Gymnasiade, competição escolar que reúne equipes de todo o mundo, realizada na França em 2022.