05/07/2022 às 13h39min - Atualizada em 05/07/2022 às 19h10min

Procura por procedimentos estéticos aumenta em 390%: especialistas falam sobre cuidados e apoio psicológico

SALA DA NOTÍCIA GA Comunicacao

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a procura por procedimentos estéticos aumentou 390% apenas no primeiro trimestre deste ano. Os brasileiros estão buscando cada vez mais tratamentos de beleza, e com este aumento, também ganha força a discussão sobre a necessidade de acompanhamento psicológico ao realizar tais procedimentos. As professoras Sara Guimaraes Moura e Camilla Carneiro Silva Queija, da Una em Goiás, que integra o ecossistema Ânima Educação, comentam a importância dos cuidados na hora de optar por uma intervenção estética.

As especialistas pontuam que a psicologia e a estética estão vinculadas antes mesmo da realização de algum procedimento específico. Para a psicóloga Camilla, se houver um equilíbrio, estas intervenções podem sim ajudar o bem-estar de muitas pessoas. “Se pensarmos em uma preocupação equilibrada da percepção e da sensação corpórea, como forma de bem-estar e cuidados com a saúde, os procedimentos estéticos podem ser sim um meio de alcance para as pessoas, entretanto, é sempre muito necessário ter equilíbrio”, pontua a psicóloga. A biomédica esteta Sara Guimarães complementa que neste sentido, os profissionais da estética desempenham um papel que vai muito além de apenas realizar o procedimento escolhido pelo paciente. “A estética em si mexe muito com o psicológico. Nós, profissionais do ramo, lidamos com a autoestima das pessoas e por isso precisamos estar sempre alertas, com cuidado e prezando também por essa parte psicológica”, destaca. 

Sara explica que dentre estes cuidados necessários estão buscar apoiar a autoestima da pessoa, investigar de maneira não invasiva o que realmente é um incômodo para ela, e com isso direcionar a pessoa ao caminho mais adequado, realizando inclusive um planejamento para que o indivíduo possa ter noção do que será realizado no procedimento estético. 

Acompanhamentos psicológicos: importância e impacto

Sobre acompanhamentos psicológicos nestes casos, as especialistas acreditam que poderiam ser benéficos para os pacientes. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) orienta que pacientes, por exemplo, que queiram se submeter à laqueadura, vasectomia, cirurgia bariátrica, implante coclear e ostomizados ou estomizados têm direito a 12 sessões de psicologia. No entanto, não existe um protocolo padrão para todos os serviços e âmbitos da saúde.  “No caso das bariátricas, por exemplo, podem ser realizados encontros para psicoeducação, tanto individuais, quanto grupais. Mas ainda não temos uma regularização a cerca de procedimentos e avaliações específicas", orienta Camilla. 

Sara finaliza reforçando os impactos positivos que essas orientações especializadas poderiam garantir. "Seria de grande valia um acompanhamento psicológico em determinados procedimentos estéticos. Temos diferentes tipos de clientes, por exemplo, para aqueles que possuem alguns medos, seria muito importante e necessário essa assistência", compartilha.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com aproximadamente 350 mil pessoas, composta por mais de 332 mil estudantes e cerca de 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 570 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor de serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.