29/06/2022 às 12h30min - Atualizada em 30/06/2022 às 00h01min
Instituto Etiene Medeiros e Geração 4 inauguram Espaço de Conhecimento para potencializar formação integral de crianças e adolescentes
Novo ambiente conta com Espaço de Convivência, sala de Atividades Educacionais, Robótica e Informática e planeja impactar a vida de centenas de jovens em situação de vulnerabilidade
SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Instituto Etiene Medeiros (IEM) e a Geração 4 inauguram nesta quarta-feira (29) o Espaço de Conhecimento, local onde funcionará as aulas de Habilidades, Cidadania, Cultura e Diversidade, Robótica, Informática, Inglês e Mídias Sociais. A estrutura, projetada para o desenvolvimento integral dos alunos do projeto Braçadas Que Transformam, será dividida com o Instituto Geração 4, que tem o ex-jogador e campeão mundial de beach soccer Fernando DDI como fundador. O Espaço de Conhecimento fica localizado no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, mesmo local onde funcionam as aulas esportivas e impactará no primeiro ano mais de 400 famílias.
O Espaço de Conhecimento conta com três ambientes. São eles: espaço de convivência, sala de atividades educacionais e a sala de robótica/informática. As estruturas foram construídas para oferecer um desenvolvimento amplo e integral para os alunos, com foco em ciências sociais e tecnologia. Além das atividades esportivas e educacionais, os institutos promovem orientação nutricional e acompanhamento psicossocial para jovens entre 7 e 17 anos. As disciplinas são ministradas por especialistas das respectivas áreas e as atividades funcionam de segunda-feira a sexta-feira, no Santos Dumont.
Três vezes campeã mundial e fundadora do Instituto, Etiene Medeiros reforça que a inauguração do Espaço de Conhecimento é mais um marco na história do IEM e na formação dos alunos do projeto. "Hoje, após quatro meses do lançamento do projeto, já conseguimos observar de perto a evolução dos grupos dos alunos. Falo da parte técnica do esporte, da natação, mas também de um desenvolvimento de consciência coletiva, de gênero, classe social e raça", comentou a fundadora do IEM. Fernando DDI compartilhou o pensamento. "Agora, com as atividades sendo realizadas no Espaço de Conhecimento, vamos conseguir potencializar o desenvolvimento dos alunos", finalizou o fundador do Geração 4.
Vale ressaltar que o projeto do Espaço de Conhecimento só foi possível porque o IEM e o Geração 4 contaram com a colaboração fundamental dos patrocinadores Banco Votorantim, Palma Máquinas e Ferramentas, Criança Esperança e Unilever. E o apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Tintas Iquine, Even3, ObraTTec, Maúna e a designer de interiores Karlla Lima.
Responsabilidade social De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apenas 30% da população brasileira é ativa. Além disso, há um recorte preocupante nas estatísticas: pessoas brancas praticam 12% mais atividades esportivas do que negros e 28% é a chance de os homens praticarem mais esportes do que as mulheres. Por conta da desigualdade de gênero, raça e classe social, muitas crianças acabam abandonando a prática esportiva e o sonho de construir uma realidade menos dura para ela e sua família. Dentro deste contexto social, o IEM E o Geração 4 têm como missão oferecer mais oportunidades, com ações em educação, esportes e cultura, para jovens em vulnerabilidade. Uma forma de acolher e impactar vidas.
Braçadas que Transformam O IEM lançou o projeto Braçadas que Transformam com o intuito de oferecer oportunidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do Recife e Região Metropolitana. Além disso, a missão do projeto é combater as desigualdades de gênero, classe social e raça e garantir que a prática esportiva, aliada às atividades pedagógicas e culturais, proporcione impactos substanciais na vida dos alunos, familiares e comunidade. O lançamento do projeto aconteceu no último mês de março, no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont. Atualmente o Instituto apoia 150 jovens e tem a expectativa de aumentar o número de alunos nos próximos meses.