21/06/2022 às 14h27min - Atualizada em 21/06/2022 às 14h50min

Varejistas de moda lançam Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce

Varejistas de moda lançam Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce

SALA DA NOTÍCIA ADS Comunicação Corporativa
Foto: Divulgação
Em uma iniciativa inédita liderada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que reúne as mais representativas redes de varejo de moda do País, cerca de 20 marcas se uniram para criar de forma colaborativa o Guia de Boas Práticas para Embalagens Sustentáveis de E-commerce. A publicação acaba de ser lançada e está disponível gratuitamente no site para ampla consulta no link: www.abvtex.org.br/guia-embalagens-sustentaveis-ecommerce.

Sempre atentas às demandas dos consumidores, as varejistas se uniram para enfrentar alguns dos desafios do modelo vigente de produção e uso das embalagens. O crescimento do e-commerce durante a pandemia aumentou o volume de embalagens de plástico e de papel que, em sua maioria, são descartadas de forma inadequada no Brasil.

O objetivo do Guia é apresentar ao mercado uma ferramenta de uso prático que auxilia as empresas a estabelecerem estratégias para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para os diversos segmentos que comercializam produtos por e-commerce.

Para reduzir o impacto dos resíduos no ecossistema e na saúde das pessoas, o Guia apresenta estratégias que orientam o setor a um modelo de circularidade. “Trata-se de uma mudança de perspectiva que não se pode restringir ao discurso. Por isso, estimulamos a todos que repassem o Guia à suas redes amplificando a ação”, diz Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

O Guia apresenta às empresas uma lente de análise para compreender critérios muitas vezes ocultos ao longo da vida das embalagens. São evidenciados indicadores e oportunidades de melhorar o desempenho socioambiental e de apoiar as decisões de escolha de um novo produto no portfólio das empresas.

Lima enfatiza a aliança entre as marcas varejistas: “Mais um exemplo de união do varejo de moda associado à ABVTEX em direção ao desenvolvimento sustentável da cadeia de valor. As empresas têm atuado ativamente na dimensão pré-competitiva assumindo a cooperação como modo de agir”.

As marcas integrantes do Comitê de Sustentabilidade da ABVTEX que contribuíram para a elaboração do Guia são: Americanas S/A, Arezzo&Co, BIG, Calvin Klein, Grupo Carrefour, C&A, Dafiti Group, La Moda, Loungerie, Malwee, Marisa, Pernambucanas, Renner, Riachuelo, Shoulder e Grupo Soma.

A revisão de processos produtivos em prol da sustentabilidade e circularidade, seguida da mudança nas embalagens de e-commerce, pode e deve ser inspiradora. Neste sentido, o Guia apresenta histórias reais de varejistas que já estão colocando a mudança em prática.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.