O segmento de mobilidade é um dos mais promissores do mundo, com um mercado que deve crescer 75% até 2030, chegando a US$ 26,6 trilhões globalmente (segundo dados do Oliver Wyman Forum) e também está entre os mais desafiadores, com necessidade de investimento em tecnologia e eficiência operacional. Para entrar neste mercado, contribuindo para uma maior fluidez no trânsito e aumentando a entrega para os clientes, sem precisar se especializar em um novo negócio, muitas empresas estão lançando tags de pagamento automático, como as operadas pela ConectCar. A iniciativa proporciona um benefício adicional de valor reconhecido e que ajuda o cliente a ter conveniência e ainda economizar em pedágios, uma vez que algumas praças concedem 5% de desconto nas passagens automáticas.
A ConectCar atua desde 2020 com o modelo de negócio white label, tendo registrado um crescimento de cerca de cinco vezes no número de tags dentro deste segmento, entre março de 2021 e março de 2022. A empresa tem uma tecnologia que permite que toda a experiência aconteça dentro da plataforma do parceiro, fornecendo um conjunto de APIs (sigla em inglês que se refere às interfaces de programação), onde as empresas podem conectar seus sistemas e montar a experiência da melhor forma para atender às necessidades do seu cliente.
A ConectCar tem diversas parcerias consolidadas no mercado que seguem o modelo white label. Com o Itaú, a ConectCar lançou no final de 2021 a Tag Itaú, solução de passagem automática de pedágios e estacionamentos livre de mensalidade. Com a Porto Seguro Cartões, a empresa tem a Tag Porto Seguro ConectCar, que também oferece isenção vitalícia de mensalidade para clientes do cartão. O Mercado Pago também usa o white label da ConectCar, com o adesivo Ultrapasse, que oferece aos clientes a gestão do pagamento pela conta do Mercado Pago. E com a parceria com a Stellantis e sua plataforma Cart, todos os carros da montadora saem de fábrica já adesivados com a tag. Além da Localiza, que passará a utilizar as APIs de white label da ConectCar para, a partir do segundo semestre deste ano, oferecer toda a experiência do Localiza Pass dentro de sua própria plataforma.
“Conseguimos entregar uma solução robusta, segura, consolidada e escalável, com lead time de implementação altamente reconhecido no mercado”, afirma Felix Cardamone, CEO da ConectCar. “Com o white label operado por nós, as empresas conseguem entrar em um setor de grande importância econômica e para a sociedade, sem precisar tirar o foco de seu core business, mas aumentando suas frentes de atuação”, complementa.
“Nosso objetivo é democratizar ainda mais o uso do pagamento automático de mobilidade, contribuindo para o setor e para uma experiência de cliente cada vez mais fluida, digital, transparente e personalizada. Os clientes buscam uma solução em um único app, na mesma carteira e com grande comodidade, e as empresas buscam uma maneira eficaz e rápida de oferecer isso”, conclui Cardamone.