Uma vitória no tie-break sobre o Distrito Federal levou a seleção amazonense sub-18 de voleibol masculino à decisão do campeonato brasileiro da primeira divisão, em Saquarema (RJ). Os amazonenses chegam à final invictos e com 100% de aproveitamento – 5 vitórias em 5 jogos. A decisão será neste sábado (19), às 13h, de Manaus.
Na semifinal desta sexta-feira (18), o Amazonas venceu o primeiro set e levou a virada. Empatou a partida em 2 a 2 e no quinto e último set venceu por 15-6, garantindo a vaga na decisão, contra o Espírito Santo, que venceu Roraima por 3 a o na outra partida.
As seleções finalistas também garantiram presença no campeonato brasileiro sub-18 masculino da divisão especial de 2023.
Amazonas e Espírto Santo se enfrentaram na abertura da competição, com vitória amazonense por 2 a 1, o único set perdido nos jogos da fase classificatória. Na sequência, o Amazonas atropelou os adversários e venceu por 3 a 0 as partidas contra Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas, terminando a primeira fase como líder da Chave B.
Sob o comando de Harlei Barroncas e do auxiliar Marcos Frank Gadelha, o Amazonas chega à decisão com as melhores estatísticas da competição. É a seleção que mais venceu sets (14); a que mais pontos marcou; e a que teve a parcial mais elástica, ao vencer o terceiro set contra Rio Grande de Norte por 25-9.
A Seleção Amazonense Masculina Sub-18 é formada por Marcello Augusto, Abrãao Teixeira e Filipe Galan, atletas do Colégio Brasileiro/AM; Carlos Freitas, Guilherme Bessa, Willace Bask e Maurício Cunha, da Nilton Lins/AM; Fábio César, do Nova Esperança/PR; e André Carvalho, Geílson Gabriel e Matheus Fogassa, do Clube Esportivo Coari/AM.