58% já ficaram em emprego por medo de pedir demissão, aponta meutudo

Por ALINE SILVA
3 Min

58% já ficaram em emprego por medo de pedir demissão, aponta meutudo
Fonte: meutudo

O medo de pedir demissão ainda faz muitos trabalhadores permanecerem mais tempo do que gostariam em empregos insatisfatórios. É o que mostra uma pesquisa realizada pela fintech meutudo com mais de 2 mil participantes, em abril de 2026.

Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados afirmaram já ter permanecido em um trabalho por receio de pedir demissão. Além disso, 49% disseram ter deixado o emprego sem planejamento financeiro prévio.

Os dados revelam que decisões relacionadas à carreira ainda são fortemente impactadas por fatores emocionais, insegurança financeira e desgaste mental — muitas vezes levando trabalhadores a permanecerem além do limite ou saírem sem preparo suficiente para o período de transição.

Ambiente tóxico e novas oportunidades lideram motivos

Entre os principais fatores que levam trabalhadores a deixarem seus empregos, problemas no ambiente profissional aparecem em destaque. Situações consideradas tóxicas ou ruins foram citadas por 23% dos participantes, enquanto 22% apontaram o surgimento de uma oportunidade melhor como principal motivo da saída.

Questões como sobrecarga, saúde mental e falta de reconhecimento também aparecem entre os fatores mais mencionados, reforçando que a decisão vai além da questão salarial.

Planejamento emocional nem sempre acompanha o financeiro

Embora parte dos entrevistados afirme ter refletido antes da decisão, isso nem sempre se traduz em preparo financeiro. Segundo o levantamento, 49% disseram ter planejado emocionalmente a saída, enquanto 27% relataram que foram adiando a decisão até chegar ao limite.

Ainda assim, o planejamento financeiro segue distante da realidade da maioria dos trabalhadores.

Alívio supera arrependimento após a saída

Apesar das incertezas e dificuldades, a percepção após pedir demissão tende a ser positiva. A pesquisa mostra que 66% afirmaram ter sentido alívio depois da saída, enquanto apenas 5% disseram ter se arrependido da decisão.

O resultado indica que, mesmo em cenários de insegurança financeira, deixar um ambiente desgastante pode representar melhora significativa na qualidade de vida e no bem-estar emocional.

Trabalhadores sabem o que deveriam fazer — mas nem sempre conseguem

Quando questionados sobre o que consideram essencial antes de pedir demissão, os participantes destacaram dois pontos principais: ter outro emprego garantido (36%) e possuir uma reserva financeira (35%).

Na prática, porém, esses cuidados ainda são exceção, mostrando o descompasso entre o que os trabalhadores reconhecem como ideal e aquilo que conseguem colocar em prática diante da rotina, das pressões e da necessidade de mudança.

Antes de tomar a decisão, entender valores como saldo de salário, férias e multa rescisória pode ajudar no planejamento financeiro da saída. Ferramentas como uma calculadora de rescisão. podem auxiliar trabalhadores a visualizar quanto têm a receber e se organizar melhor para o período de transição.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline Pereira da Silva
[email protected]


FONTE: meutudo
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.