Prefeitura de Barreirinha e Governo Federal inauguram Centro de Atenção Psicossocial Maria de Nazaré Brandão

Por
3 Min

Prefeitura de Barreirinha e Governo Federal inauguram Centro de Atenção Psicossocial Maria de Nazaré Brandão
Barreirinha

A Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e Governo Federal realizaram nesta sexta-feira (15/05) a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Maria de Nazaré Brandão de Souza – CAPS Tipo I. A entrega representa um importante avanço para a saúde pública do município e reforça o compromisso com a assistência em saúde mental.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Barreirinha Darlan Taveira, vice-prefeito Márcio Rogério, vereadores, representante do Ministério da Saúde, Thomé Epiphanio Ramos, coordenador do DSEI Parintins, Jecinaldo Sateré, secretário e subsecretária de Saúde, Péricles Vieira e Glenda Lopes, familiares da homenageada e a população em geral. 

O CAPS passa a oferecer atendimento especializado e humanizado às pessoas que necessitam de acompanhamento psicológico e psicossocial, tendo papel fundamental no acolhimento e cuidado de usuários em sofrimento mental, promovendo acompanhamento multiprofissional, fortalecimento de vínculos familiares e reinserção social. A unidade foi estruturada para garantir um ambiente adequado, acolhedor e preparado para atender a população com dignidade e respeito.

Durante a cerimônia, o prefeito Darlan Taveira destacou a importância da entrega do novo espaço e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da saúde pública no município. “Este será um espaço de acolhimento, cuidado e respeito às famílias e às pessoas que precisam de acompanhamento em saúde mental. Nosso compromisso é tratar cada cidadão com dignidade, carinho e humanidade, fortalecendo também o papel da família nesse processo de reabilitação. Esta inauguração representa uma conquista muito importante para Barreirinha e para todas as famílias”, afirmou o prefeito.

Representando o Ministério da Saúde, Thomé Epiphanio Ramos, ressaltou a importância da parceria entre os entes públicos para ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde mental. “Esse é o segundo Caps inaugurado no interior do Amazonas, celebramos um avanço concreto no cuidado com as pessoas, na valorização da saúde mental e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Investimentos como este demonstram o compromisso do Governo Federal em fortalecer a saúde pública e garantir que políticas públicas cheguem aos municípios que mais necessitam”, destacou.

A obra homenageia Maria de Nazaré Brandão de Souza, reconhecendo sua trajetória de dedicação e contribuição junto à população barreirinhense. Emocionada, a filha da homenageada, Lúcia Brandão, agradeceu a homenagem prestada à mãe. “Nossa mãe foi um exemplo de dedicação à vida e ao cuidado com as pessoas na área da saúde do nosso município. Crescemos vendo o carinho e a confiança que a população tinha nela. Saber que ela foi lembrada para dar nome a um espaço de acolhimento e valorização da vida nos deixa muito felizes e honrados”, declarou.

O novo centro simboliza mais um investimento da Prefeitura de Barreirinha e do Governo Federal voltado à ampliação dos serviços de saúde e à melhoria da qualidade de vida da população.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.