Diversos bairros e cidades da região metropolitana de Manaus tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso, nesta sexta-feira (15/08). De acordo com a Amazonas Energia, às 12h08 ocorreu o desligamento da linha de transmissão Lechuga-Manaus, pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Este é o quarto apagão do tipo registrado na região em 2025. O primeiro ocorreu no dia 7 de março, afetando a capital e a região metropolitana. O segundo apagão, 20 dias depois, interrompeu o fornecimento de energia em vários bairros da capital. o terceiro foi registrado na noite de 2 de abril.
O primeiro apagão ocorreu no dia 7 de março, afetando Manaus e cidades como Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.
O segundo blecaute aconteceu em 27 de março, quando vários bairros da capital amazonense ficaram sem eletricidade.
No dia 2 de abril, um novo apagão atingiu Manaus e mais cinco municípios do estado: Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
Nos três apagões, a Amazonas Energia, concessionária que administra o serviço, não informou as causas dos desligamentos, mas divulgou os locais onde as linhas foram interrompidas. Confira:
7 de março: apagão foi causado pelo desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves;
27 de março: falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus, pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN);
2 de abril: desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná.