Nunca se falou tanto em imunidade, com a pandemia do coronavírus, a preocupação em melhorar a performance do sistema imune aumentou significativamente, não há dúvidas de que os exercícios físicos têm relação direta com a imunidade. Cabe destacar que práticas como correr, nadar, pedalar, lutas em geral aumentam a imunidade especificamente no aparelho respiratório, o principal alvo do coronavírus.
Com o avançar da idade, a imunidade sofre declínio de suas funções: fica menos ativa para a defesa e mais ativa para o desenvolvimento de processos inflamatórios, que podem desencadear doenças como diabetes tipo 2 depressão e problemas cardiovasculares. Tudo acontece devido à presença das citocinas, substâncias que podem agir a favor de um mecanismo pró-inflamatório ou desencadear uma resposta anti-inflamatória. O exercício regular, interfere nesse balanço, resultando em vantagens para o organismo.
As práticas de lutas não melhoram apenas a imunidade, mas também o fazem de forma pontual. Basta uma sessão de exercício para que ela fique mais aguçada.
Você sabia que as artes marciais, dentre muitos “poderes”, podem aliviar o stress, através do relaxamento e descontração natural, depois de um duro dia de trabalho, principalmente, se a modalidade praticada for as de contato, como kickboxing, Muay Thai, MMA, entre outras por exemplo.
Através das artes marciais, ainda é possível, também, melhorar seus princípios, através da disciplina, do respeito, do auto controle emocional, paciência e da concentração. É importante, por ajudar na conquista de novas amizades, no aprendizado de outras culturas e, claro, na melhora da saúde, da boa forma e do bem estar físico e, principalmente, mental.
Manter uma rotina funcional, saudável e regrada, que respeite os limites do nosso corpo, que o estimule e o mantenha em forma e constante atividade não é tarefa das mais fáceis, porem com a pratica das lutas tudo fica mais prazeiroso.
Muito importante, é como e onde praticar artes marciais, procure por profissionais credenciados e reconhecidos, por organismos que regulamentam a pratica das lutas.
Há uma grande preocupação justamente no meio das artes marciais, por que existe indivíduos, se aproveitam deste grande crescimento e que passam ludibriando pessoas, pois não possuem e devida formação.
Não é de hoje que existe, este tipos atuando nas academias , sem a menor decência, trabalhando com determinados grupos, colocando em risco a vida daqueles, que confiam no mesmo, sem sequer conhecer a real situação deste falso profissional.
Não vejo ser errado ganhar o seu sustento vindo da sua atividade de luta, se você investiu dinheiro e tempo, para aprender, se graduar Professor e se qualificar na sua arte.
O problema é que hoje tem muita gente dizendo e se apresentando ser algo que não é, se intitulando Mestre ou professor.
A Associação de Kick Boxing – Muay Thai – MMA do Brasil (A.K.M.B), inscrita sob CNPJ 08.331.307/0001-87 é uma entidade oficial e órgão máximo do esporte no país. Criada em 2004 para unificar e fortalecer o Kick Boxing, Muay Thai e MMA em âmbito nacional têm como objetivo dirigir, difundir, orientar, regulamentar, fiscalizar e promover crescimento do esporte.
Seu fundador é um dos pioneiros do Kick Boxing e Muay thai no Brasil, Mestre Japão, que está no esporte desde 1989 e Delegado da WTBF do Estado de São Paulo/Brasil e Delegado da WKL e WBL no Brasil.
A (AKMB) proporciona aos seus associados e atletas tudo que um órgão máximo pode oferecer para seu crescimento: participar de campeonatos nacionais e internacionais, seminários, cursos, intercâmbios, treinamentos técnicos, e muito mais.
Representando e reconhecido pela (W.T.B.F) WORLD THAI BOXING FEDERATION/ EUROPE e (IRMG) INTERNATIONAL RAM MUAY GYM/ EUROPE, (WKL) WORLD KICK BOXING LEAGUE/USA, (WBL MUAY THAI) WORLD BOXING LEAGUE/USA.
Também é membro, (U.I.A.M.A) UNION INTERNACIONAL DE ARTISTAS MARCIALES DE AMERICA/ARGENTINA, (UMK) UNION MUNDIAL DE KICK BOXING/ARGENTINA, DELEGACIA DE KICK BOXING DO ESTADO DE SÃO PAULO/ BRASIL, (CBKB) CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KICK BOXING/ BRASIL, (WAKO) WORLD ASSOCIATION OF KICK BOXING ORGANIZATIONS/ ITÁLIA.
Mestre Japão, apesar das dificuldades, vem trabalhando em prol das modalidades Kickboxing, Muay Thai e MMA pela (AKMB) cuja certificações possuem validade e reconhecimento nacional e internacional.
Para saber mais e conhecer o trabalho da associação, acesse www.akmb.com.br