Itaquaquecetuba celebra seus novos Imortais da Academia de Letras: vozes da educação, cultura e fé eternizadas em cadeiras históricas.

Em solenidade marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com a cultura literária, a Academia de Letras de Itaquaquecetuba anuncia a posse de quatro novos membros imortais.

DEISE DO VALE
16/07/2025 03h53 - Atualizado há 1 dia
Itaquaquecetuba celebra seus novos Imortais da Academia de Letras: vozes da educação, cultura e fé
Academia de Letras de Itaquaquecetuba | Deise Do Vale
Em solenidade marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com a cultura literária, a Academia de Letras de Itaquaquecetuba anuncia a posse de quatro novos membros imortais. As cadeiras 52, 53, 54 e 55 passam a ser ocupadas por nomes que representam o vigor intelectual e a diversidade de trajetórias que compõem o panorama cultural da cidade. 


Os novos acadêmicos foram escolhidos por meio de processo criterioso, que incluiu votação e avaliação de trajetória, destacando a relevância de cada integrante para a promoção da literatura, educação e cultura. A diretoria anunciou através de informe oficial nas redes sociais e site oficial, os novos acadêmicos escolhidos. 
 
 
Cadeira 52Deise do Vale


Atingindo o primeiro lugar como a figura pública mais votada para integrar a Academia de Letras de Itaquaquecetuba, Deise do Vale é cristã, cantora,compositora, e produtora musical. Nascida em Toledo - PR em Maio de 1984, é casada, mãe, e reside há 14 anos em Itaquaquecetuba-Sp. Desde os 8 anos de idade, sempre foi envolvida com o meio musical iniciando seus estudos na área muito cedo através do estudo de instrumentos de sopro participou de grupos musicais e orquestras, porém veio a destacar- se mais na área do canto popular sendo premiada em festivais regionais música, e devido ao talento vocal, foi escolhida exclusivamente para gravar o hino municipal de sua cidade natal marcando também história cultural local. Hoje, dedica sua voz à música cristã, e atua como cantora gospel desde 2008, participando de eventos em todo o país. 
 
Em 2011 recebeu seu primeiro convite internacional, levando a mensagem em forma de música, para Paris - França, abrindo assim sua agenda internacional atingindo países como Inglaterra, Uruguai e outros. 
 
A cantora tem 4 álbuns lançados, mais de 100mil ouvintes no Spotify, onde suas músicas são acessadas/tocadas mensalmente em mais de 120 países como Estados Unidos, Dinamarca, Angola, Japão, Suíça, Alemanha entre outros. Hoje, além da vida artística, Deise do Vale é estudante de Psicologia e tem 6 livros em andamento para publicação, sendo 5 deles infantis de cunho Psicopedagógico, e 1 de poemas e canções com lançamento previsto em breve. Atua na rede municipal de ensino e é idealizadora de projetos que denomina como "Biblioteca Especial" e o "PAS", onde crianças em situação de vulnerabilidade socioeducativa vêm sendo alcançadas. O "Programa de Acolhimento Socioemocional - PAS", visa acolher e dar suporte à crianças que apresentam baixo rendimento escolar devido os mais diversos contextos de vulnerabilidade e/ou situações de risco à vida, enquanto o projeto "Biblioteca Especial" diz respeito à uma série de livros desenvolvidos para crianças especiais.
A cantora consolida-se como uma ponte entre a arte, a fé e o compromisso social.
 
 
 
Cadeira 53Sirley José Mendes da Silva


Sirley José Mendes da Silva, nasceu em 15 de fevereiro de 1943, em Barra do Piraí, RJ. É Doutor em Letras pela USP, Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, Especialista em Produção, Análise e Interpretação de Texto, pela Uni'Santanna, SP. Formou-se também como Especialista em Literatura Portuguesa (Neorrealismo) pela UMC - Mogi das Cruzes, SP e também é Licenciado em Letras, pela UNIVAP, São José dos Campos, SP. Dedicou-se ao Magistério durante 48 anos, lecionando nos níveis de ensino fundamental e médio, e também em graduações epós-graduações.
Hoje, aposentado, dedica-se a ler, escrever e aprender, e principalmente, desaprender e reaprender.
 
Sua entrada na Academia representa a solidez da tradição intelectual aliada ao frescor da renovação contínua do pensamento.
 
 
 
Cadeira 54Alessandra Marques Dias

Educadora apaixonada pela formação humana e literária, Alessandra Marques Dias é professora, escritora e pesquisadora com trajetória voltada à inclusão, à ludicidade e ao desenvolvimento de metodologias significativas de ensino. Formada em Pedagogia, com especializações em Educação Especial, Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia, tem se destacado por projetos inovadores que aliam criatividade e aprendizado, especialmente no ensino de matemática nos anos finais do fundamental. Autora de obras como "Um projeto, muitas ideias" e "As vozes das/dos docentes na humanidade digital", Alessandra acredita que educar é um ato de amor, inspiração e transformação social. Sua presença na Academia reforça o elo indissociável entre literatura, pedagogia e justiça educativa.
 

Silvia de Toledo Silva, nasceu em 07/01/1955, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo. Em 1974, se formou Professora de Educação Básica I. Casou-se em 1973 com Alfredo Silva Neto, estando casada há quase 52 anos, união essa que frutificou em 03 filhos, 03 noras, 02 netas, 01 neto.Graduou-se em Pedagogia em 1984, pela Faculdade de Ciências e Letras Geraldo Rezende e em 1985, especializou-se em Supervisão Escolar, pela mesma Faculdade; Em 1997, especializou-se em Psicopedagogia pela Universidade Braz Cubas, onde cursou a Pós-Graduação Lato Sensu, recebendo o Título de Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação em 2002; Em 2008, foi aprovada para a Pós-Graduação Stricto Sensu, recebendo o Título de Doutora em Educação: Currículo em 2013 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou na área educacional como Professora, Coordenadora Pedagógica, Vice-Diretora de Escola de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, Diretora de Creche; Professora de Ensino Superior nos Cursos de: Pedagogia, Letras, Educação Física, Enfermagem e Coordenadora do Curso de Pedagogia. Participou em Congressos Nacionais e Internacionais, apresentando Trabalhos de Pesquisa Científica. Desde 2020, é escritora com 21 publicações, sendo 1 Livro Devocional, 2 Livros Técnicos em Pedagogia, 17 Livros de Histórias Infantis e 1 Livro de Poesias, além de participação em 03 Livros de Coletâneas de Poesias, sendo Membro da Academia Independente de Letras Ordem Literária Scriptorium e agora, ingressante na Academia de Letras de Itaquaquecetuba. Com 45 anos de dedicação à educação, Silvia de Toledo é um exemplo de trajetória marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso ético com a formação integral. Silvia agora integra a Academia de Letras de Itaquaquecetuba, onde seu legado educacional e literário será perpetuado entre os grandes nomes da cultura local.

A chegada desses quatro novos membros não apenas enriquece a Academia, como também projeta Itaquaquecetuba no cenário cultural com figuras de sólida contribuição intelectual, artística e social. A nomeação reafirma o papel das Academias de Letras como espaços de memória, ação e diálogo, onde a literatura é celebrada como ferramenta de transformação.

 

Conheça a Academia de Letras de Itaquaquecetuba 

Acesse: SITE | INSTAGRAM | FACEBOOK 


___


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Deisi Carolina do Vale Alba
[email protected]


FONTE: @deisedovaleoficial | @academiadeletras.itaqua
Notícias Relacionadas »