O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), promove, na próxima terça-feira (13/05), a abertura do Pit Stop Educativo para Motociclistas, em Manaus. A ação, que faz parte do movimento internacional Maio Amarelo, será realizada às 10h, no Sesi – Clube do Trabalhador, na avenida Cosme Ferreira, 7.399, bairro São José 1, zona leste da capital.
O atendimento aos motociclistas acontecerá até a quarta-feira (14/05), das 8h às 16h. A programação do pit stop será realizada com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e contará com atividades educativas e interativas de conscientização ligadas ao tema do Maio Amarelo 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
A equipe de Educação Para o Trânsito do Detran-AM, além da blitz com distribuição de materiais educativos para os motociclistas, promoverá atividade interativa na qual o público terá a oportunidade de utilizar um par de óculos com lentes especiais que simulam os efeitos da embriaguez. A proposta é mostrar, de forma prática e impactante, os riscos reais de dirigir sob influência de bebidas alcoólicas, reforçando que essa combinação compromete a segurança no trânsito.
Os agentes de fiscalização de trânsito farão uma exposição dos equipamentos usados nas operações, como etilômetros (bafômetros), rádios comunicadores, impressoras, bobinas e bocais, permitindo que os participantes simulem o teste de alcoolemia.
A Abraciclo realizará palestras com demonstrações de frenagem, orientações sobre posicionamento seguro no trânsito, uso correto de Equipamentos de Proteção (EPIs) e verificação de itens essenciais da motocicleta, como pneus e freios.
O local contará, também, com um simulador de velocidade, equilíbrio e embriaguez, onde os participantes percorrerão um trajeto com cones conduzindo um guidão conectado a um dispositivo de controle de movimentos, para demonstrar, na prática, que reduzir a velocidade melhora a percepção e contribui para a prevenção de acidentes.
Durante a ação, a equipe da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizará aferição de glicose e pressão arterial, orientações sobre cuidados com a pele devido à exposição solar e distribuirá materiais educativos sobre trânsito e saúde.