Termina no dia 26 de abril o prazo para a solicitação do ‘Passe’ para embarcações que navegarão ao Festival de Parintins de 2025. A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) anunciou que todas as embarcações que passarem pelos postos de fiscalização, em Manaus (próximo ao encontro das águas dos rio Negro e Solimões), Itacoatiara e Parintins, no rio Amazonas, no período de 23/04/2025 a 30/06/2025 deverão portar o ‘Passe’, independente de seguirem ou não para o Festival.
O objetivo, segundo a Capitania, é garantir maior segurança à navegação e agilidade nos procedimentos, evitando riscos durante a intensa movimentação fluvial típica do período
Para obter o ‘Passe’, os proprietários das embarcações devem apresentar uma série de documentos, como certificados estatutários (CSN, CARQ, CNBL), termo de responsabilidade, inscrição da embarcação (TIE ou PRPM), memorial descritivo, cartão de tripulação de segurança e requerimento assinado, além de eventual procuração.
A apresentação dos documentos originais será exigida no momento da vistoria. A Capitania reforça a importância do cumprimento dos prazos e da documentação exigida, lembrando que o atendimento será realizado exclusivamente pelo GAP da CFAOC, durante o período oficial de protocolo.