O município de Barreirinha se destaca como pioneiro na região do Baixo Amazonas com a implantação do Ambulatório do Pé Diabético, inaugurado em janeiro de 2024. Localizado anexo à Unidade Básica de Saúde Maria da Conceição Trindade, o serviço tem se tornado referência no tratamento de lesões em pacientes diabéticos, atendendo moradores do município e até das cidades vizinhas.
Com o objetivo de oferecer um atendimento especializado para as lesões comuns causadas pelo diabetes, o ambulatório visa um tratamento eficaz e, principalmente, a prevenção de amputações. A chave para o sucesso do projeto é a identificação e o tratamento precoce das complicações, possibilitando a recuperação sem a necessidade de procedimentos invasivos.
A enfermeira Manoela Carneiro, responsável pelo atendimento no ambulatório, explica que desde a inauguração, o projeto tem recebido uma demanda crescente. “Já atendemos 38 pacientes e 21 deles receberam alta. A procura tem sido muito grande, pois a cidade não tinha um serviço específico para o tratamento do Pé Diabético. Além disso, contamos com produtos especializados de alto custo que, normalmente, não estão disponíveis na rede básica de saúde, mas que são garantidos pelo município”, afirma.
O serviço tem se mostrado de extrema importância para a comunidade, especialmente para aqueles que precisavam se deslocar até Manaus para receber o tratamento adequado. Esse é o caso de Seu Edilson Belo, de 52 anos, que iniciou seu tratamento na capital, mas teve dificuldades em continuar o acompanhamento devido à distância. “Com a implantação do ambulatório aqui em Barreirinha, consegui concluir meu tratamento sem precisar sair do município. Estou muito satisfeito com os resultados, e não só para mim, mas também para minha tia, que tem se beneficiado dos curativos feitos no ambulatório”, relata Edilson.
O Ambulatório do Pé Diabético está localizado na Rua 31 de Março, no bairro Ladislau Lucas, e oferece atendimentos diários para avaliação dos pacientes. Já os curativos e os cuidados especializados são realizados nas segundas e quintas-feiras.