Uma pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, feita com 150 representantes de empresas e quase duas mil pessoas trabalhadoras, constatou que 86% das companhias não utilizam plataformas de engajamento e reconhecimento de suas pessoas. Ainda, 66% revelaram que não fazem campanhas de premiação, incentivo e recompensa para aumentar o engajamento dos times internos, enquanto apenas 34% apostam na iniciativa: 18% com premiação em dinheiro, 8% com reconhecimento em brindes e presentes, 5% ofertam cartões de premiação e 4% reconhecem sem remuneração adicional ou presentes.
Da parte das pessoas trabalhadoras, o levantamento revelou que 64% nunca receberam benefícios de premiação e recompensas das empresas em que atuam. Segundo Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket, o assunto demanda atenção especial por parte das empresas. “Segundo o relatório ‘Tendências Gestão de Pessoas 2024’, desenvolvido pelo Great Place to Work, engajamento foi um dos principais desafios em gestão de pessoas para as empresas em 2023, ocupando a sexta colocação, com 18,5% dos votos, e ficou na terceira posição entre as prioridades das companhias em 2024, com 32,2% das menções. Contar com ferramentas que otimizam as campanhas e facilitam a contratação de premiações para as pessoas pode ajudar a dar vazão a essa prioridade”, comenta.
Outro levantamento, realizado pelo instituto de pesquisa Locomotiva, mostrou que 87% das pessoas entrevistadas consideram que as premiações são uma forma de gratificação, reconhecimento e valorização por parte da organização, e 88% concordam que campanhas de incentivo, que utilizam produtos e serviços como prêmio, são uma boa forma de motivar os funcionários.
A Ticket verificou, ainda, que as pessoas trabalhadoras usufruem ou gostariam de usufruir dos prêmios e recompensas recebidos pela empresa das seguintes formas: 45% resgatam/resgatariam o valor em dinheiro e o utilizam para complementar a renda, enquanto 23% aproveitam/aproveitariam em momentos de lazer, como viagens, cinema e exposições. Outros 12% compram/comprariam presentes para familiares, 8% compram/comprariam presentes para si mesmos e 6% investem/investiriam em novas experiências gastronômicas. Cerca de 6% destinam/destinariam para outros fins.
Ciente da importância do investimento em ações de engajamento e reconhecimento por parte das empresas, a Ticket ampliou recentemente o seu portfólio com o lançamento do Ticket Presente Digital, a primeira solução digital de premiação corporativa do mercado de benefícios baseada em pontos flexíveis. Ele dá a liberdade de as pessoas premiadas usarem o saldo como quiserem e pode ser utilizado como uma ferramenta de engajamento das empresas em suas iniciativas de reconhecimento e premiação.
A novidade permite que pessoas presenteadas transformem os pontos como quiserem, por meio do aplicativo Ticket, incluindo transferência para outros benefícios da marca, transformando os pontos em saldo de alimentação, restaurante, educação, bem-estar ou home office, transferência para contas bancárias e troca por vales-compras dentro do app da Ticket. “Desenvolvemos um benefício prático e 100% digital para as empresas premiarem seus times, pois os valores contratados podem ser repassados para as pessoas instantaneamente, já que a novidade não requer um prazo para a emissão de cartões e logística de entrega física. A solução vem para complementar o portfólio de soluções da Ticket, que tem não apenas benefícios para atrair talentos, mas também para engajar e reter as pessoas”, comenta Natália.
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THAIS E SILVA
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