Desenvolvedores em Minas criam IA que dá dicas de segurança, locais de blocos e até cantadas

Plataforma de Inteligência artificial no Whatsapp é ferramenta inédita para o folião no carnaval de BH

PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO BACKSTAGE ASSESSORIA
12/02/2025 09h58 - Atualizado há 3 semanas
Desenvolvedores em Minas criam IA que dá dicas de segurança, locais de blocos e até cantadas
Raphaela Lucena|Caio Arimura - Divulgação

IA Folia, é o nome da inteligência artificial que vai ser o guia do folião no carnaval de Belo Horizonte neste ano. O recurso funciona como uma conversa comum no Whatsapp. Ao adicionar o contato, começa-se a interagir com a IA, que beneficia o folião com informações sobre os blocos, horários, locais e trajetos, pontos de vendas de bebidas, por exemplo. 

Além disso, ela oferece dicas de segurança e suporte em tempo real, como localização de postos de saúde e telefones de emergência. Uma das desenvolvedoras do projeto, Raphaela Lucena, destaca como isso vai facilitar muito a vida do folião de BH, que neste ano tem a expectativa de receber 6 milhões de pessoas nas ruas: “Já imaginou curtir o Carnaval com muito mais informação e segurança na palma da mão? Agora isso é possível! É uma grande vantagem não ter que baixar nada ou acessar sites na rua durante um bloco. Basta abrir seu Whatsapp e falar com a IA Folia, perguntar qualquer coisa, que ela vai te orientar, em tempo real.”, explica. 

Para o folião ter acesso, basta acessar um link ou QR Codes que estarão disponíveis  e quando precisar, é só mandar a pergunta  na conversa. “O guia oferece dicas de cantadas para interações descontraídas entre os foliões. A IA interativa oferece um serviço inovador para o público do Carnaval. A ideia é levar mais comodidade e segurança para os foliões, além de permitir que marcas patrocinadoras tenham uma conexão mais direta e interativa com o público”, declara Caio Arimura, um dos desenvolvedores da IA. 

Boa ferramenta para o marketing

A IA permite a coleta de dados dos foliões, gerando leads qualificados para ações de marketing. Indica pontos de venda de produtos de uma determinada marca patrocinadora. Também  responde a dúvidas e solicitações dos usuários, tornando a experiência mais completa. “Buscamos patrocínio para que a folia, segurança, comodidade do folião com o IA Folia seja aprimorada. Ganha o povo na rua e ganha a marca com a visibilidade e o reconhecimento positivo do público quanto à essa facilidade proporcionada e aprimorada pela marca”, conta Caio. 

 

Raphaela acrescenta: “O IA Folia foi desenvolvido com um investimento estratégico para oferecer tecnologia acessível e interativa no Carnaval. Com uma solução escalável e de alto engajamento, ele maximiza o retorno para marcas patrocinadoras, conectando-as diretamente aos foliões de forma inteligente e eficiente”, complementa. 

 


Notícias Relacionadas »