Retenção de talentos: como manter a geração Z motivada no ambiente de trabalho?

Iniciativas internas que promovem a integração, o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores se mostram indispensáveis para este perfil de colaboradores

Comunicação Conectada
26/12/2024 10h57 - Atualizado há 2 semanas
Retenção de talentos: como manter a geração Z motivada no ambiente de trabalho?
Freepik

Alta taxa de rotatividade, incertezas sobre gestão de carreira no futuro e dificuldades para se inserir no mercado de trabalho são algumas das questões que preocupam os trabalhadores da geração Z. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 49% dos jovens planejam deixar seus empregos em até dois anos, citando falta de propósito e ambiente desmotivador como principais razões. Neste contexto, a chave para reverter esse cenário está em construir uma cultura organizacional sólida e apostar em ações que façam os colaboradores se sentirem parte de algo maior. 

O fortalecimento da cultura organizacional passa por iniciativas que valorizem a saúde física e mental, além de programas que incentivem a participação ativa dos colaboradores. Danielle Guerra, gerente de Marketing e Comunicação da Bravo, empresa especialista em soluções inteligentes da transformação digital das áreas fiscal e contábil, acredita que é necessário apostar em novos meios de incentivar a juventude no ambiente empresarial. “A geração Z é movida por desafios e ações de impacto. Para reter esses talentos, as empresas precisam oferecer mais do que salários competitivos: elas devem criar espaços para troca de ideias, aprendizado e valorização,” analisa.

Ações internas coordenadas pelo endomarketing das empresas ganham força como motivador para fortalecer a cultura empresarial. Exemplos mais recentes são as ações voltadas para conscientização, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, referentes à saúde das mulheres e dos homens, respectivamente. 

“Essas campanhas não são apenas sobre conscientização; elas demonstram que nos importamos com nossos colaboradores como pessoas. No Novembro Azul, por exemplo, promovemos palestras de saúde preventiva, que resultaram em uma busca e interesse maior em saber sobre métodos preventivos” destaca Fabiana Dias, gerente de RH da Bravo.
 

Espaço para inovação e engajamento

Segundo a pesquisa “Tendências Globais de Talento 2023” da Mercer, empresas com culturas fortalecidas têm 55% menos rotatividade de funcionários. Por isso, uma combinação de ações contínuas e programas estruturados pode criar um ambiente propício para a retenção e desenvolvimento de talentos. Entre os principais motivadores, especialmente para as gerações mais novas, a flexibilidade e um ambiente saudável são os que mais pesam na hora de escolher um emprego. 

O conceito de cultura interna fortalecida estabelece que um ambiente de trabalho com valores bem definidos, práticas consistentes e uma comunicação clara contribui diretamente para o engajamento e a retenção de talentos. Na prática, uma cultura sólida é capaz de reduzir conflitos, aumentar a produtividade e promover um clima de confiança e pertencimento - fatores essenciais para a construção de equipes duradouras e alinhadas com a empresa. 

Pensando nisso, a Bravo também aposta no programa Makers, que promove um laboratório criativo com gestores, chamado de “padrinhos”. Em ciclos de quatro meses, os colaboradores podem apresentar ideias e desenvolver projetos que contribuam para os processos da empresa. A iniciativa inclui premiações não financeiras, com foco em valorização e engajamento.

“As vezes temos talentos escondidos que nem imaginamos, e o Makers é uma oportunidade de revelá-los. Mais do que isso, ajuda a criar um senso de protagonismo nos colaboradores. Eles percebem que têm voz e que suas ideias podem se transformar em algo concreto, o que acaba motivando pra que eles se aprimorem ainda mais em suas áreas” afirma Guerra.

A Geração Z, em particular, responde bem a iniciativas que promovam colaboração e reconhecimento. Como resultado, o programa já gerou resultados práticos: “Tivemos um caso em que um colaborador propôs uma melhoria em um processo operacional que, depois de implementado, gerou economia de tempo e recursos. Ele não só ganhou visibilidade como se sentiu incentivado a continuar inovando.”


Jovens talentos no mercado corporativo

Desenvolvimento de softwares, gestão e planejamento contábil e fiscal e administração são algumas das áreas com crescente demanda no mercado empresarial. Com a ascensão da tecnologia se tornando parte do trabalho diário destes setores, inserir o público jovem nestas áreas, conhecido por sua fluidez digital, se tornou uma estratégia eficaz para alinhar as empresas com tendências do futuro, e iniciativas para  moldar novos profissionais ganham destaque no mercado corporativo. 

Entre as principais tendências para o futuro das áreas fiscais e contábeis, aposta-se na automação de processos, implementação de Inteligência Artificial nas rotinas administrativas, marketing digital e práticas sustentáveis dentro da agenda ESG. Neste contexto, iniciativas de impacto social também são levadas em conta na busca por maior sustentabilidade - e a empregabilidade de jovens ganha notoriedade e gera destaque para as empresas que aplicam esses princípios em meio a um setor competitivo. 

Com a expectativa de aumento na procura por inovações tecnológicas e na comunicação digital, a faixa etária da geração Z, que compreende jovens entre 12 e 27 anos, se mostra como o perfil ideal para acompanhar a evolução do setor. Regina Calil, vice presidente da Bravo, cita como exemplo de incentivo o Programa Garra, desenvolvido pela Bravo, que já contratou 100 jovens de baixa renda entre 18 e 21 anos e revelou novos talentos na área tecnológica e fiscal. 

Mas para Calil, o foco de ações como esta vai além da empregabilidade, e são meios de construir propósito dentro do ambiente corporativo.  “O trabalho precisa ser mais do que uma obrigação; é preciso ser espaço de troca, aprendizado e propósito. Quando investimos em ações internas voltadas para crescimento profissional, buscamos criar uma base sólida para engajar e formar esses talentos, garantindo que se sintam valorizados e motivados a crescer com a empresa,” conclui. 

Sobre a Bravo

A Bravo é uma empresa especialista em soluções inteligentes para acelerar a transformação digital das áreas financeira, fiscal e contábil. Com mais de uma década de atuação, mais de 200 mil obrigações fiscais entregues anualmente e 50 bilhões de reais em impostos apurados, faz o desenvolvimento de tecnologia própria, é pioneira no uso de Robotic Process Automation (RPA) e inteligência artificial, além de utilizar serviços automatizados de Business Process Outsourcing (BPO 4.0) para a simplificação das rotinas fiscais.

A empresa conta com um suporte constante que sustenta as operações das soluções fiscais, agindo imediatamente na origem de qualquer problema. A equipe multidisciplinar atua no acompanhamento e garante a detecção, o diagnóstico e a resolução de demandas com rapidez e eficiência. 

O objetivo da Bravo é revolucionar a gestão contábil, fiscal e financeira, levando nobreza aos profissionais destas áreas e apoiando-os a se dedicarem plenamente ao crescimento do seu negócio. E para crescer sem perder a nossa essência, apostamos em uma cultura forte. Em 2024, a empresa foi premiada como “Melhor Empresa de BPO 24/24” pela Leaders League. 

O Programa Garra é o compromisso social da Bravo que, em parceria com um programa de capacitação profissional, vai impactar a vida de jovens com desenvolvimento pessoal/profissional e oferecer uma oportunidade no mercado de trabalho.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAIS MOREIRA CIPOLLARI
[email protected]


Notícias Relacionadas »