Transformação tecnológica: Amanco Wavin adota projeto-piloto de gêmeo digital

A parceria visa melhorar a eficiência operacional e reduzir custos por meio da simulação de processos em ambiente virtual

JúLIA FELIX
19/12/2024 12h15 - Atualizado há 1 mês
Transformação tecnológica: Amanco Wavin adota projeto-piloto de gêmeo digital
Amanco Wavin
São Paulo, 19 de dezembro de 2024 A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, uma das maiores empresas mundiais de tubos e conexões, deu um passo importante rumo à transformação digital ao implementar um projeto-piloto de gêmeo digital em parceria com o CPQD. A iniciativa combina realidade aumentada, Internet das coisas (IoT) e machine learning para criar réplicas virtuais de processos produtivos, permitindo otimizar operações e reduzir o impacto ambiental.

O principal objetivo do projeto foi criar um modelo digital capaz de simular alterações nos processos de produção, permitindo identificar as melhores estratégias para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. Além disso, a solução ajuda a determinar a melhor proporção entre matéria-prima e material reciclado, promovendo o estabelecimento de novas práticas alinhadas à economia circular.

O CPQD contribuiu para o desenvolvimento do projeto ao apresentar a solução e realizar toda a modelagem matemática para machine learning – tecnologia que utiliza dados para criar sistemas capazes de aprender e tomar decisões – além do design e da modelagem 3D do processo, com base em dados reais da produção. A prova de conceito (POC), etapa inicial para validar a solução, demonstrou como principal benefício o aumento na quantidade de material reciclado utilizado, sem comprometer a qualidade dos produtos.

“A adoção do gêmeo digital reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, duas das nossas principais estratégias para 2025. Essa tecnologia nos permitirá transformar dados em novas soluções para melhoria contínua dos nossos processos”, explica Adriano Perboni, diretor de Manufatura.

“O gêmeo digital é um conceito cada vez mais presente no mundo da indústria onde, integrando abordagens de realidade aumentada, inteligência artificial e IoT, é possível mapear no mundo virtual os processos executados no mundo físico, possibilitando diversas simulações para predição de erros”, explica Norberto Alves Ferreira, Gerente de Soluções de IA e IoT do CPQD.

Sobre a Amanco Wavin
A Amanco Wavin (amancowavin.com.br) é uma das marcas comerciais da Orbia. Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, de infraestrutura e de agronegócio. Mais informações em https://www.wavin.com/pt-br.

Orbia B&I (Wavin)
O negócio da Orbia de Building & Infrastructure – Wavin – é fornecer soluções inovadoras para a indústria global de construção e infraestrutura. Apoiada por mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, a Orbia B&I está melhorando a vida ao redor do mundo, construindo ambientes saudáveis e sustentáveis para os cidadãos globais. Seja para otimizar o fornecimento de água, melhorar o saneamento e a higiene da água, criar cidades resilientes ao clima e reduzir o uso de energia em edifícios, a Orbia B&I colabora com líderes municipais, engenheiros, empreiteiros e instaladores para ajudar a construir comunidades, edifícios e casas à prova de futuro. A Orbia B&I tem mais de 11.000 funcionários em aproximadamente 50 instalações de produção em todo o mundo, atendendo mais de 90 países por meio de uma rede global de vendas e distribuição.

Sobre a Orbia
Orbia Advance Corporation, S.A.B. de C.V. (BMV: ORBIA*) é uma empresa impulsionada por um propósito comum: melhorar a vida ao redor do mundo. A Orbia opera nos setores de Soluções de Polímeros (Vestolit e Alphagary), Construção e Infraestrutura (Wavin), Agricultura de Precisão (Netafim), Soluções de Conectividade (Dura-Line) e Materiais de Flúor e Energia (Koura). Os cinco grupos de negócios da Orbia têm um foco coletivo em garantir a segurança de alimentos e água, expandir a conectividade e o acesso à informação e progredir em termos de descarbonização e transição energética com materiais básicos e avançados, produtos especializados e soluções inovadoras. A Orbia tem uma equipe global de mais de 24.000 funcionários, atividades comerciais em mais de 100 países e operações em mais de 50, com escritórios internacionais em Boston, Cidade do México, Amsterdã e Tel Aviv. A empresa gerou US$ 8,2 bilhões em receita em 2023. Para saber mais, visite orbia.com.  

Sobre o CPQD
O CPQD é um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina. Fundado em 1976, a entidade possui foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TIC), o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para o desenvolvimento e exportação de tecnologia no país.

Informações para a imprensa – Ketchum   
Sthefany Oliveira | 11 961704921 | [email protected]
Júlia Felix | 18 99820-0056 | [email protected]
Valeria Santoro | 11 97672-0159 | [email protected]

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JÚLIA RODRIGUES FELIX
[email protected]


Notícias Relacionadas »