11/12/2024 às 17h00min - Atualizada em 12/12/2024 às 00h01min

Uso de dados na logística: Mensurar e interpretar dados de forma eficaz faz empresas de destacarem no mercado

Country Manager da SimpliRoute no Brasil explica que análises detalhadas de Big Data garantem vantagem competitiva

PRISMA COMUNICAçãO
Divulgação

O setor de logística representa 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, no ranking do Índice de Performance Logística (2024), desenvolvido pelo Banco Mundial, o país ocupa o 56° lugar. De acordo com a Country Manager da SimpliRoute, líder em roteirização inteligente, a falta de performance e eficiência no setor pode ser amenizada com a análise e comparação de indicadores de desempenho (KPIs), principalmente em um cenário de ampla concorrência. 

“As operações logísticas geram milhões de dados para as empresas, mas é preciso metrificar, analisar e comparar esses dados, principalmente quando falamos de um país como o Brasil, que possui dimensão continental e  dependente do setor logístico’’ afirma a Country Manager da SimpliRoute no Brasil, Javiera Lyon. “É importante que as empresas tenham ações de Benchmarking para se compararem com as concorrentes, traçarem metas claras, construírem um histórico de dados e buscarem uma vantagem competitiva. Afinal, é assim que o mercado cresce e se qualifica”, explica. 

Lyon afirma que ao integrar todas as soluções e utilizar de ferramentas e de tecnologias em todas as partes da operação, as empresas poderiam performar melhor e realizarem interpretações de dados mais eficientes para suas demandas. Segundo a Country Manager, uma boa análise de métricas faz com que as empresas  identifiquem pontos críticos e otimizem os processos. Além disso, com o cruzamento dos números é possível realizar o acompanhamento de tendências do mercado, o que permite adaptação rápida e vantagem competitiva. Lyon entende que a tomada de decisão baseada em dados possibilita decisões mais informadas e estratégicas, reduzindo a dependência de suposições e aumentando a eficácia das estratégias logísticas. 

No cenário logístico brasileiro, o uso de dados é fundamental para que as empresas conquistem e mantenham o destaque. Analisar e comparar setores e mercados é essencial na visão de Lyon. “Transformar dados em soluções práticas é um diferencial para as empresas. Em um mercado competitivo e em constante evolução, essa capacidade de interpretar e aplicar dados é o que permite maior agilidade, eficiência para o cliente final e crescimento do setor”, finaliza Javiera Lyon. 

 

Sobre a SimpliRoute

A SimpliRoute é uma empresa de tecnologia para logística, fundada em 2014. Com mais de 1000 clientes em 26 países, em dois continentes, oferece soluções personalizadas para otimização de rotas, redução de custos operacionais e melhoria da eficiência das operações logísticas, atendendo companhias de todos os portes. Suas soluções utilizam inteligência artificial e algoritmos avançados para o planejamento de rotas, permitindo monitoramento em tempo real e melhorando a tomada de decisões dos clientes.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALVARO CAMPAGNOLI NETO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.