Julho Amarelo: FVS-RCP oferece testes rápidos e orientações para prevenção das hepatites

A ação ocorre no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz

16/07/2024 17h49 - Atualizado em 16/07/2024 às 17h49
Julho Amarelo: FVS-RCP oferece testes rápidos e orientações para prevenção das hepatites
Foto: Divulgação/FVS-RCP

 

Com foco no fortalecimento da campanha nacional “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais”, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta terça-feira (16/07), 200 testes rápidos para o diagnóstico HIV, sífilis, hepatite B e C, no Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz, localizado na AM-010, quilômetro 53, na estrada de Manaus para Rio Preto.

A programação inclui também orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado das hepatites para profissionais e pacientes do Centro.

A iniciativa, segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, visa oferecer o serviço a quem precisa. “A prevenção salva vidas. Quanto mais rápido e precoce for o diagnóstico da hepatite, melhor será a recuperação”, explicou.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Durante a ação, a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais no Amazonas da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso, esclareceu muitas dúvidas dos participantes. “A informação é o primeiro passo para evitar o adoecimento. É importante saber que os serviços básicos de saúde oferecem, de forma rotineira, testes rápidos para o diagnóstico e tratamento da doença”, ressaltou a coordenadora.

Principais Sintomas

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da hepatite é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando ocorrem, os sinais incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em caso de sintomas ou contato com casos confirmados, a orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Medidas de Prevenção

Vacinação: Tomar vacinas contra as hepatites A e B.

Higiene Pessoal: Lavar as mãos regularmente e não compartilhar objetos pessoais.

Sexo Seguro: Usar preservativos.

Uso Seguro de Agulhas: Não compartilhar agulhas ou seringas.

Procedimentos Médicos Seguros: Assegurar que materiais médicos e estéticos sejam esterilizados ou descartáveis.

Testagem Regular: Fazer testes de triagem, especialmente para grupos de risco.

Prevenção da Transmissão de Mãe para Filho: Gestantes devem ser testadas e tratadas, se necessário.

Educação: Participar de campanhas de conscientização.

Serviço de Saúde

A FVS-RCP destaca que os serviços básicos de saúde têm a oferta de teste rápidos, para o diagnóstico e o tratamento da doença.

Julho Amarelo

Por meio da campanha Julho Amarelo, o mês de julho se torna referência na luta contra as hepatites virais. Instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, a campanha tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças no país.


Notícias Relacionadas »