23/06/2024 às 16h14min - Atualizada em 25/06/2024 às 08h00min

2ª Edição do Lideranças da Advocacia na OAB RJ

Evento é uma iniciativa da Diretoria de Valorização da Advocacia da OAB Barra

YAGO GONçALVES
Ana Basilio, Giselle Farinhas, Eurico Telles, Paulo Grossi, Fábio Nogueira, Sérgio Antunes e Roberto Guimarães
No último dia 17 de junho de 2024, aconteceu a 2 a Edição do Lideranças da Advocacia que reuniu lideranças nacionais e internacionais da advocacia. Giselle Farinhas, Diretora de Valorização da Advocacia, criadora do projeto, fez a abertura do evento ladeada por Ana Basílio, Vice- Presidente da OAB RJ, Eurico Telles, Conselheiro do Conselho Federal, Fábio Nogueira, Diretor Tesoureiro da OAB RJ, Paulo Grossi, Diretor da DVA OAB RJ, Sérgio Antunes, CEO do MOVAD e o Desembargsdor Roberto Guimarães, Diretor do IMB. 

O evento trouxe pautas importantes para discussão da advocacia ao lado da magistratura, do Ministério Público, da Defensoria Publica e da Procuradoria movimentando um número significativo de advogados de diversas subseções do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento, que teve um dia inteiro de duração, houveram momentos marcantes como a entrega do ante- projeto de lei  dos juizados especiais entregue por Felippe Borring, defensor público do Estado do Rio de Janeiro. O discurso, emocionante, do Desembargador Antônio Carlos Esteves Torres que, ao final, reverenciou a importância da advocacia para o sistema de justiça fazendo com que todos os presentes aplaudissem de pé. No painel, sistema de justiça, marcou-se um debate dual entre o juiz militar Edmundo França de Oliveira e o advogado Daniel Homem de Carvalho, Diretor de Assuntos Institucionais da OAB RJ em Brasília apresentando visões diferentes sobre o sistema de justiça sob o prisma filosófico do direito comparado. Outro painel de relevância, foi pautado no debate sobre ética, coleguismo e sigilo profissional que desbravou discussões profundas de esclarecimento à advocacia que foram bem conduzidas pelo advogado Beto Direito, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB RJ. 

Marcelo Marques, Procurador do Município do Rio de Janeiro, clamou aplausos a advogada Giselle Farinhas pela iniciativa do evento que já é um sucesso de público na sua segunda edição. Marques destacou, no painel sistema de justiça, o quanto é primordial que os escritórios de advocacia possuam um advogado colaborativo em seu prisma. 

Outras lideranças, de outros segmentos, prestigiaram o evento como no painel que discutiu o preconceito etário na advocacia apresentando uma alternativa agregadora entre a advocacia jovem e a idosa, com palestra de Pedro Rafael, ex Vice- Presidente da Asssociacao Comercial do Rio de Janeiro que destacou a importância da advocacia para o segmento empresarial. 

Thiago Maciel, tabelião substituto do 15 Ofício de Notas, destacou que segundo o CNJ, hoje, temos mais de 84 milhões de processos judicializados e que esse número, considerando a estrutura do judiciário, é muito acima da capacidade do capital humano da magistratura. "Há, no Brasil, realmente uma tendência ao litígio que deve ser ressignificada", acentuou o tabelião. Giselle Farinhas, nesse painel, acrescentou" e o extrajudicial vem ganhando força no país a medida que se demonstra viável a solucionar litígios de forma mais célere e menos custosa para o cliente". 

Nos demais painéis, os impactos da reforma tributária para o segmento, a confusão advogado e cliente e a defesa como estratégia de retirada do advogado do patrocínio da causa e a ênfase nas lideranças femininas nos escritórios de advocacia. 

O evento foi transmitido ao vivo nas plataformas oficiais da OAB RJ e pode ser acessado a qualquer momento. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE SILVA FARINHAS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.