21/06/2024 às 17h22min - Atualizada em 23/06/2024 às 08h00min

Doutores da Alegria realiza Arraiá Junino em nove hospitais públicos de São Paulo, de 24 a 27 de junho

Com homenagem a Patativa do Assaré, elenco percorre corredores e leitos levando as tradições juninas para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde

LúCIO NUNES
Divulgação
Como ocorre desde 2012 em São Paulo (SP), a associação Doutores da Alegria promove uma autêntica festa junina nos hospitais públicos em que realiza seu programa semanal de visitas. Desta vez, entre os dias 24 e 27 de junho, o Arraiá dos besteirologistas homenageia um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX, o cantador de poesia e repentista cearense Patativa do Assaré (1909 – 2002).

Apresentando-se pelas corredores e leitos dos hospitais em formações que se alternam entre quintetos e sextetos, os artistas visitam o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (24/6), o Instituto da Criança – ICR (24/6 e 25/6), o Hospital Santa Marcelina (24 e 25/6), o Hospital Geral do Grajaú (25/6), o Hospital do M’Boi Mirim (26/6), o Hospital do Mandaqui (26/6), o Hospital do Campo Limpo (26/6), o Hospital Universitário da USP (27/6) e o Hospital Geral de Ferraz de Vasconcelos (27/6).

Inspirado pela obra do homenageado, o elenco recria quadrilhas juninas com músicas populares e também de sua própria autoria, recita poesias e distribui correios elegantes e piadas. O cortejo se aproxima dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, convidando-os a pular galope, passar por túneis e fazer um passeio cômico na roça.

“Nosso Arraiá é um tributo ao legado poético e encantador de Patativa do Assaré, cidadão do mundo que nos cativou com suas palavras, músicas, dizeres, contos e trocadilhos”, comenta Guilherme Wander, artista orientador dos Doutores da Alegria.

Patativa do Assaré - Com uma linguagem simples e poética, Antonio Gonçalves da Silva retratou a vida sofrida e árida do sertão nordestino. Nascido em Assaré (CE), ganhou o apelido em alusão à ave, considerada uma das mais melodiosas entre as espécies de pássaros, pela forma como recitava suas poesias, ainda na infância.

Projetou-se nacionalmente com o poema “Triste Partida”, de 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, inspiraram até estudos na Universidade de Sorbonne, na França, pela cadeira de Literatura Popular Universal.

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em nove hospitais de São Paulo (SP), quatro no Recife (PE) e um no Rio de Janeiro (RJ), onde também mantém o projeto Plateias Hospitalares, com programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas, entre elas o Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ).

Como ajudar a associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doutoresdaalegria.org.br.

DOUTORES DA ALEGRIA
ARRAIÁ JUNINO 2024 – EM SÃO PAULO

De 24 a 27 de junho, início do cortejo às 10h.

Nos hospitais:

24 de junho, segunda-feira.
Inst. De Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) – R. Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros
Instituto da Criança - ICr – Av. Dr. Enéas C. de Aguiar, 647 – Cerqueira César
Hospital Santa Marcelina – R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera  

25 de junho, terça-feira
Hospital Geral do Grajaú – R. Francisco Octávio Pacca, 180 – Pq. Das Nações
Instituto da Criança - ICr – Av. Dr. Enéas C. de Aguiar, 647 – Cerqueira César.
Hospital Santa Marcelina – R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera  

26 de junho, quarta-feira
Hospital Municipal do M’Boi Mirim - Estrada do M’Boi Mirim, 5203 – Jardim Ângela
Hospital do Mandaqui - R. Voluntários da Pátria, 4301 – Santana

27 de junho, quinta-feira
Hospital do Campo Limpo – Estrada de Itapecerica, 1661 – Campo Limpo  
Hospital Universitário da FMUSP – Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Butantã
Hospital Regional de Ferraz de VasconcelosR. Princesa Isabel, 270 – Vila Correia

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.