O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas-Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza até a próxima quarta-feira (04/10), o Workshop “Lacen-AM 50 Anos: Um Patrimônio da Amazônia”, no auditório da Universidade Paulista (Unip), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
O evento faz parte da programação alusiva ao aniversário de inauguração da unidade e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev). A atividade busca estimular o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais e estudantes da área de saúde.
A diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância de se comemorar esse aniversário de 50 anos que, segundo ela, é um trabalho árduo e difícil para atender os 62 municípios.
“O Laboratório Central de Saúde Pública do nosso estado é referência na região norte, são 50 anos de muito trabalho, de comprometimento e de responsabilidade. E vocês devem lembrar do protagonismo que nós tivemos principalmente na pandemia da Covid-19. Que venham mais 50, mais 100 e que a gente possa continuar desenvolvendo um bom trabalho de qualidade protegendo nossa saúde e a saúde pública do Amazonas”, comemorou a diretora da FVS-RCP, Tatyana.
Atuando há mais de duas décadas no Lacen, a técnica laboratorial do Lacen, Luisa Lopes, comenta sobre a rotina de trabalhar na instituição há tanto tempo.
“Estou no Lacen há 23 anos. Fui bem recebida e trabalho com amor e com dedicação. Já tenho 71 anos e até hoje estou cumprindo o trabalho que adoro fazer”, emocionou-se Luisa.
Convidado para o evento, o diretor da quarta diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Romilson Matos, avalia o papel do Lacen Amazonas aos 50 anos.
“O controle e o monitoramento dos produtos e serviços feitos pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública é fundamental para que possamos oferecer para a população brasileira produtos com eficácia, com segurança e que possam ser consumidos pela nossa população”, ponderou o diretor da Anvisa, Romilson e acrescentou parabenizando o Lacen – Amazonas pelos seus 50 anos, pelos seus importantes serviços prestados à população do Amazonas e também à população brasileira.
Durante a cerimônia de abertura foi realizado o descerramento da Placa Comemorativa dos 50 anos do Lacen, com a participação da diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a diretora do Lacen, Tirza Matos, a representante da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde, Lúcia Helena, a diretora interina do Lacen, Ana Ruth Arcanjo e o ex-diretor da FVS-RCP, Bernardino Albuquerque.
Inscrições Abertas
Os interessados, ainda podem se inscrever para participar da programação científica, desta terça-feira (03/10), que inclui nove minicursos com os seguintes temas: Biologia Médica, Biossegurança e Qualidade, Tuberculose, Saúde Única, Bacteriologia/Micologia, Produtos, Biologia Molecular, Endemias Amazônicas e Diagnóstico Imunológico.
Para saber mais basta acessar no link de inscrição .
A programação na íntegra está disponível AQUI.