Campanha de prevenção ao câncer ocular tem ações em Manaus, de 16 a 17 de setembro

A ação, que acontece em várias cidades do Brasil, faz parte da campanha ‘De olho nos olhinhos’, dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert

15/09/2023 14h04 - Atualizado em 15/09/2023 às 14h04
Campanha de prevenção ao câncer ocular tem ações em Manaus, de 16 a 17 de setembro
Reprodução internet
 

Nos dias 16 e 17 de setembro, um stand com informações sobre a prevenção ao câncer ocular, consultas com especialistas e ações voltadas para o público infantil, estará funcionando no Piso Tucumã, do Manauara Shopping, em Manaus. A ação, que acontece em várias cidades do Brasil, faz parte da campanha ‘De olho nos olhinhos’, dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, para consciencializar sobre o retinoblastoma em crianças.

O câncer estava em estágio avançado e nos pegou totalmente de surpresa. Nós nunca tínhamos ouvido falar da doença. Num primeiro momento, ainda muito abalados, havíamos decidido enfrentar a dor em silêncio e levar o tratamento com privacidade. Contudo, conforme os meses foram passando, fomos tomados por uma vontade de ajudar outras famílias, de evitar que elas passassem por tudo que a gente estava passando.

Em janeiro de 2022 eles decidiram compartilhar a história da filha com retinoblastoma nas redes sociais e criamos a campanha, com objetivo de conscientizar famílias sobre a importância de levar todas as crianças ao oftalmologista uma vez por ano começando no primeiro ano de vida.

O retinoblastoma é um câncer que acomete crianças pequenas, é mais comum em bebês e aproximadamente 90% dos casos são descobertos abaixo dos 5 anos. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, uma parte interna dos olhos. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos, o chamado retinoblastoma unilateral) ou nos 2 olhos (40% dos casos, retinoblastoma bilateral).

Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura inclusive com a preservação da visão da criança. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte. Quanto antes a criança for diagnosticada, maiores as chances de cura para o câncer ocular na infância.

Todas as informações da campanha estão no site https://deolhonosolhinhos.org.


Notícias Relacionadas »