O Colégio Visconde de Porto Seguro, conceituada instituição de ensino, decidiu inovar em 2023 e implementou um planejamento para gerenciamento dos resíduos recicláveis durante as Festas Juninas realizadas pela escola. Os eventos que aconteceram entre os dias 3 e 24 de junho reuniram mais de 25 mil pessoas em todo os seus quatro campi: Morumbi, Panamby, Valinhos e Portinhos (Educação Infantil).
A iniciativa aplicada em parceria com o Sou Resíduo Zero (SRZ), movimento formado por pessoas e empresas comprometidas em aplicar e engajar outras pessoas, comunidades e empresas, fez com que o Porto Seguro coletasse 1.788kg por meio de uma gestão completa, triagem in loco e destinação ambientalmente adequada durante todo o evento. Além disso, contribuiu com a geração de renda extra para as famílias de 20 catadores de cooperativas selecionados pelo próprio projeto.
A campanha SRZ ainda ofereceu um relatório de gravimetria e certificação para cada uma das Festas Juninas realizadas pelo Colégio com o Selo “Sou Resíduo Zero”. Confira a proporção por tipologia dos materiais recicláveis coletados e destinados corretamente durante o evento:
|
Resultados finais:
Plástico: 398 kg
alumínio: 246 kg
Ferro: 20 kg
Papelão: 684 kg
Papel: 85 kg
Vidro: 32 kg
Apara: 323 kg
Total: 1.788kg de recicláveis destinados corretamente
No Colégio, a compreensão mais ampla de sustentabilidade envolve as dimensões do autocuidado e da preservação da vida, da economia e da ecologia. Viver de modo sustentável significa pautar nossas ações de modo que as relações entre nós, o outro e o mundo sejam saudáveis e perenes, a fim de preservar a vida planetária. Essas perspectivas são abordadas ao longo de todo o processo formativo no Colégio por diversas áreas, da Matemática Financeira às Ciências Humanas e Naturais, desde a aprendizagem que envolve o cuidar de si (corpo, mente e emoções) para uma vida melhor e mais feliz até o desenvolvimento da consciência para o uso responsável de recursos econômicos e naturais.