No AM, moradores de Coari protestam contra cobrança da taxa de iluminação pública

Segundo a prefeitura do município, a cobrança será cancelada no próximo mês.

AMAZONAS
14/07/2023 18h25 - Atualizado em 15/07/2023 às 00h02
Segundo a prefeitura do município, a cobrança será cancelada no próximo mês. Moradores de Coari, no AM, protestam contra cobrança de taxa de iluminação pública
Moradores de Coari, no interior do Amazonas, protestaram na manhã desta sexta-feira (14) contra a taxa de iluminação pública na cidade. Segundo a prefeitura do município, a cobrança será cancelada no próximo mês.
Apesar de ter sido revogada pela Câmara Municipal de Coari, a população afirma que a taxa ainda está sendo cobrada na fatura mensal.
"Pagávamos 80 reais, com a taxa o valor subiu para 130 reais, isso é um absurdo. Estou endividada por conta disso, tive que pagar esse valor né? Se não eu e a minha família iríamos ficar sem luz", desabafou a dona de casa Priscila de Souza.
O procurador geral do município, Cleyson Dantas explicou que a lei foi revogada e a partir do próximo mês não haverá mais a cobrança da taxa da Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (Cosip) nas faturas dos consumidores.
Aumento da tarifa
Os manifestantes ainda chegaram a afirmar, que além da falta do cancelamento da taxa, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia aumentou a tarifa de iluminação pública.
"O menor valor que eu acabei de ver foi de 86 reais e já tem pessoas relatando de mais de 600 reais a taxa da Cosip, é uma revolta pois além da cobrança a tarifa ainda vem com um valor exorbitante", protestou o advogado Rayone Cabral.
Concessionária
Em nota, a concessionária afirmou que recebeu a solicitação para encerramento das cobranças no começo do dia 10 de julho e que as faturas enviadas após esta data, serão corrigidas e entregues. Veja a nota na íntegra.
A Amazonas Energia informa que recebeu solicitação para encerramento de cobranças no dia 10 de julho de 2023, por meio do Ofício n. 86/2023, de acordo com o Convênio realizado entre Amazonas Energia e Prefeitura de Coari.
Informamos a todos os clientes que quaisquer faturas enviadas após o dia 10 de julho de 2023 serão devidamente retificadas, com as retiradas da cobrança.
As contas de energia emitidas após o dia 10 de julho de 2023, serão novamente entregues aos clientes com os valores retificados nos próximos dias.
A Concessionária esclarece que a contribuição para o custeio da iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras, que instituem a cobrança e valores, por meio de lei.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/14/no-am-moradores-de-coari-protestam-contra-cobranca-da-taxa-de-iluminacao-publica.ghtml
FONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/14/no-am-moradores-de-coari-protestam-contra-cobranca-da-taxa-de-iluminacao-publica.ghtml
Notícias Relacionadas »