Uma troca de experiências para capacitar e inspirar os integrantes do sistema Inmetro. É esse o objetivo do programa Caminho do Conhecimento, lançado nesta quinta-feira (29/06), na sede do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em Brasília. Pelo programa, 20 aposentados irão compartilhar um pouco do que construíram ao longo do tempo em ciclos de encontros e palestras em todo o país.
O programa é uma parceria entre o Inmetro e a Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro). Além dos presidentes do Inmetro, Márcio André Brito, e da Asmetro, Sergio Ballerini, o lançamento contou com a participação de três aposentadas que estarão entre os palestrantes: Lydia Tomassi (trabalhou no Inmetro entre 1984 e 2014), Márcia Rosa (atuou na instituição entre 1978 e 2017) e Maria Manuela Mota (trabalhou no Inmetro de 1977 a 2019). Também esteve presente o servidor da ativa e mais antigo do Inmetro, Carlos Magno de Souza, e participou virtualmente o presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Carlos Antônio Porto de Andrade.
“Esse evento trata do lançamento de um programa com alcance incalculável. Nossa intenção é fazer com que todos possam sentir o mesmo que eu senti quando conheci essas pessoas. Queremos resgatar o sentimento de união e usar toda nossa experiência, nosso conhecimento, para entregar no menor tempo possível o que a sociedade espera”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
O presidente da Asmetro reforçou que as pessoas são o maior ativo de uma instituição. “Nossa casa tem uma expertise, um legado, que está no conhecimento dos aposentados e precisa ser repassado”, disse.
A primeira edição do programa acontecerá em agosto, como parte das comemorações pelo centenário do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).