Manaus registra 54 atropelamentos no primeiro semestre de 2023, diz Samu

De acordo com o Samu, 54 pessoas foram atendidas após serem atropeladas por veículos em Manaus.

AMAZONAS
01/07/2023 17h40 - Atualizado em 02/07/2023 às 00h02
De acordo com o Samu, 54 pessoas foram atendidas após serem atropeladas por veículos em Manaus. Pedestres correm risco de vida ao atravessarem fora da faixa de pedestres
Manaus registrou 54 atendimentos por atropelamentos no primeiro semestre de 2023, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No mesmo período de 2022, foram 58 pessoas atropeladas atendidas pela urgência na capital amazonense.
Segundo dados Samu, com uma diminuição de quatro casos, houve uma redução 6% em 2023, em comparação com mesmo período de 2022.
Entre os casos registrados, alguns aconteceram em faixas de pedestre e outros em momentos que os pedestres tentavam atravessar vias fora das faixas.
Além de ser um risco para a vida atravessar fora da faixa, o especialista em trânsito Rafael Cordeiro explicou que o pedestre pode pagar uma multa de R$ 50.
"É prioridade do Código de Trânsito Brasileiro preservar vidas e nesse sentido, o pedestre também tem suas responsabilidades, que é atravessar na faixa a ele destinada. Esperar o tempo para ele atravessar a via com segurança, não atravessar em qualquer ponto, de qualquer formar, sempre atravessar de forma reta. E o código de trânsito prevê uma multa para o pedestre, que equivale a 50% do valor de uma infração leve", disse o especialista em trânsito.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de janeiro até junho, foram implementadas 171 novas faixas de pedestres, a maioria delas posicionadas em frente às escolas para garantir a segurança dos estudantes.
No entanto, pedestres reclamam, que mesmo tentando atravessar em faixas, muitas vezes, os motoristas não priorizam a travessia dos cidadãos.
"A gente vai para faixa, mas parece que o pessoal não respeita. A gente faz o sinal e mesmo assim, eles avançam para cima", conta o marceneiro, Niki Medeiros.
Quando o condutor não respeita e não dar prioridade ao pedestre, ele pode ser autuado em uma infração gravíssima e receber uma multa de R$ 300.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/01/manaus-registra-54-atropelamentos-no-primeiro-semestre-de-2023-diz-samu.ghtml
FONTE: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/07/01/manaus-registra-54-atropelamentos-no-primeiro-semestre-de-2023-diz-samu.ghtml
Notícias Relacionadas »