Profissionais do Hospital Estadual de Formosa recebem treinamento da brigada de incêndio
A capacitação é essencial para preparar os brigadistas para situações reais de combate ao princípio de incêndio
SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
22/06/2023 13h21 - Atualizado em 23/06/2023 às 00h00
Sthefane Silva
Profissionais do Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás com gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) – participaram, nos dias 12 e 13 de junho, do treinamento para a nova turma de brigadistas da unidade. A capacitação foi administrada pelo Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) em conjunto com a brigada de emergência.
Com a participação do engenheiro de segurança do trabalho e bombeiro civil, Diego Bezerra, o treinamento teve a participação de 46 colaboradores e o objetivo de qualificar a equipe para a ação em caso de emergência e na prevenção e controle de incêndios no HEF.
O treinamento foi dividido em duas etapas. Pela manhã a equipe compreendeu os princípios dos incêndios, primeiros socorros para vítimas de acidentes, protocolos de segurança, entre outros temas. Pela tarde, os brigadistas colocaram em prática todo o conhecimento adquirido, simulando o uso correto de extintores para diferentes classificações de fogo.
“Estarmos preparados para situações inesperadas é muito importante para a segurança de nosso público interno e externo. Isso dá mais segurança aos pacientes, acompanhantes e trabalhadores no local diante de uma situação de emergência”, pontua a técnica de Segurança do Trabalho da unidade, Laura Souza.
O que é a Brigada de Incêndio? A brigada de incêndio é uma equipe capacitada para controlar e combater o incêndio nos primeiros instantes. Para isso, deve conhecer bem o ambiente, além de estar atenta e atualizada aos procedimentos padrões no que diz respeito à evacuação e ao combate ao incêndio.
Em caso de perda de controle da situação, a brigada acionará o Corpo de Bombeiros e se encarregará de orientar o público hospitalar sobre as rotas de fuga para evacuar o prédio com segurança.
Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Formosa Sthefane Silva - [email protected]