Nove bairros de Manacapuru, cidade localizada no interior do Amazonas, já foram inundados pela subida do Rio Solimões. No Centro, as ruas de quatro quarteirões já estão completamente inundadas.
A dona de casa Vanessa Costa já vive de perto essa realidade. A casa dela já foi atingida pelas águas que, segundo a Defesa Civil do município, só devem retroceder no fim do mês.
"É muito difícil essa situação, porque a pessoa passa por dificuldades, né? Além da quentura, tem também doenças que podem surgir", desabafou. Segundo a Prefeitura, mais de três quilômetros de pontes já foram construídas para que os moradores tenham acesso à suas casas.
"Nesse primeiro momento estamos auxiliando essas famílias com pontes. Já chegamos a nove bairros, sendo 40 ruas cobertas. São mais de três mil metros de pontes provisórias e 600 metros de pontes permanentes", explicou o chefe da Defesa Civil do município, Bruno Henrique Aguiar.
Na Zona Rural do município, quem não conseguiu levar o gado para terra firme também enfrenta dificuldades para alimentar os animais.
Nesta quarta, o Rio Solimões atingiu a marca de 19,21 metros, 21 centímetros a mais que a cota de transbordamento, e mais de um metro abaixo da marca registrada no mesmo período, no ano passado.
"A nossa expectativa é que encha até a última semana de junho. Com isso, estamos também nos preparando para o período de estiagem que, segundo a meteorologia, será grande", finalizou o dirigente.